Desenvolvimento do HTPC como espaço de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p181Palabras clave:
Continuing training. HTPC. Pedagogical Collective Work ScheduleResumen
O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado dedicada a analisar como os professores coordenadores da escola e os professores técnicos de uma Secretaria Municipal de Educação compreendem e vivenciam os momentos de formação continuada em Horários Pedagógicos de Trabalho Coletivo (HTPC). A pesquisa é de natureza qualitativa, com delineamento da pesquisa-ação, tendo como instrumentos para coleta de dados: questionário para caracterizar os participantes; grupo de discussão, sendo um para compreender as necessidades dos formadores para realizar os momentos de HTPC e outro para analisar o percurso da pesquisa; encontros formativos com o objetivo de proporcionar espaços de partilha, diálogo e reflexão. Recorreu-se também ao portfólio reflexivo para registro das argumentações que ocorreram nos encontros formativos. Destaca-se, nos resultados, que a criação de espaços consolidados de formação é promissora, porém complexa. As análises tecidas enfatizam que o aprimoramento da formação continuada em HTPC depende de um conjunto articulado de ações que favoreçam não só o diálogo e a reflexão da prática, mas, sobretudo, que formem e fortaleçam, em conjunto, os professores e todos os demais profissionais da escola.
Palavras- chave: Formação continuada. HTPC. Horário de trabalho pedagógico coletivo
Descargas
Referencias
BANDEIRA, DIÁLOGO SOBRE ATIVIDADE INTELECTUAL E MATERIAL NA COLABORAÇÃO: a que provém este livro? In IBIAPINA, Ivana M. L. M.; BANDEIRA, Hilda M. M; ARAUJO, Francisco A. M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. Disponível em https://www.ufpi.br/ebooks-2016-ppged
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BEZERRA, A.A.C; TANAJURA, L.L.C: Pesquisa-Ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: Aproximações e especificidades metodológicas. Ver.Eletronica Pesquiseduca, Santos, v.07, n.13, p.10-23, jan-jun..2015
CANÁRIO, R. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores (1.: 2002: Brasilia) Simpósios [do] Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores. / Marilda Almeida Marfan (Orgonizodoro). __ Brasilia : MEC, SEF, 2002. 384 p.: il.; v.l 1. Formação de Professores. 2. Qualidade da Educação. 3. Educação Básica. I. Titulo. II. Brasil. Ministério da Educação. Secretario de Educação Fundamental.
CANÁRIO, R. O professor entre a reforma e a inovação. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 03: Gestão Escolar/ [Laurence Duarte Colvara (Coord.)]. -São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitora de Graduação: Univesp,2013.280 p. Na capa: v.2. Bloco03 D 27 – Organizaçaõ e Gestão da Escola – v2. Bloco 02 – D28 – Gestão Curricular. Disponível também online em: www.acervodigital.unesp.br
CORREA, A.B. Aula de trabalho pedagógico coletivo: uma reflexão sobre a importância das demandas do contexto e da criticidade em sua potencialidade formativa. Orientadora: Fernanda Coelho Liberali. 2016. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.
CRECCI, V, M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento Profissional de Professores em Comunidades com Postura Investigativa. Acta Scientie, Canoas, v15, n.1, p.9-23, jan./abr.2013
DAVIS, et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil.Ca.Pesqui.vol.41, nº.144 São Paulo Sept. /Dec.2011
GATTI, et al. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília, Unesco, 2019
FALSARELLA, A, M; Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola. UNIARA – Centro Universitário de Araraquara. Programa de Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Araraquara – SP – Brasil. 14801 – 320 – anamariafal@uol.com.br
IBIAPINA, Ivana M. L. M. Reflexões sobre a produção do campo teórico-metodológico das pesquisas colaborativas: gênese e expansão. In IBIAPINA, Ivana M. L. M.; BANDEIRA, Hilda M. M; ARAUJO, Francisco A. M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. Disponível em https://www.ufpi.br/ebooks-2016-ppged
IMBERNÓN, F. Caminhos para melhorar a formação continuada de professores. [Entrevista cedida a Noêmia Lopes] NOVA ESCOLA, 2017. Disponível em : https://gestaoescolar.org.br/456/francisco-imbernon-fala-sobre-caminhos-para-melhorar-a-formaçõ-continuada-de-professores/. Acesso em :24.mar.2022.
LOURENÇO, R.S.S.L. A formação continuada em serviço de professores e as atividades de trabalho pedagógico coletivo nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Edson do Carmo Inforsato,2014. 140f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. São Paulo. 2014.
OLIVEIRA, L.A.M. Um olhar sobre a formação em serviço (HTPC) na perspectiva de professores da Educação Básica. Orientadora: Mariana aranha de Souza. 2019.155f. Dissertação (Mestrado). Universidade de Taubaté. Taubaté. São Paulo.2019
PLACCO, V.M.N.S. A função formativa da coordenação pedagógica na escola básica. XVII ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – EDUECE – Livro 4, p.530 – 551.
PLACCO, V.M.N.S.; ALMEIDA, L.R.; SOUZA, V, L, T. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 2, novembro 2011 – Fundação Victor Civita – São Paulo. Anual. Estudos realizados em 2010 issn 2177-353x 1. Pesquisas educacionais 2. Capacitação de profissionais de educação 3. Coordenação pedagógica. i. Fundação Victor Civita ii. Título. cdd-370.7
SHULMAN, L.S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.6, n.1, p.120-142, jan./jun. 2016
SOUZA, G.R. Horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes? Orientador: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, 2013.411f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo.2013
VAILLANT, D, MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR,2012
VIEIRA, A. de R. Rodas de conversa também são boas estratégias para os adultos. Revista Nova Escola, 2015
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.