DEVELOPMENT OF THE HTPC AS A SPACE FOR CONTINUING EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p181Keywords:
Continuing training. HTPC. Pedagogical Collective Work ScheduleAbstract
The purpose of this article is to describe part of a master’s degree research project focused on analyzing how school coordinating teachers and technical teachers of a City Education Department understand and experience the continuing training activities during the Pedagogical Collective Work Schedule (HTPC). The research is qualitative in nature, with an action research design, and its instruments for data collection are: a questionnaire to characterize the participants; focus groups, one to understand the needs of the trainers to conduct the HTPC activities and another to analyze the progress of the research; training meetings with the goal of providing opportunities for sharing, dialogue, and reflection. The reflection portfolio was also used to record the arguments raised during the training meetings. The results highlight that the creation of consolidated training opportunities is promising, but complex. The analyses emphasize that the improvement of continuing education in HTPC depends on an articulated set of initiatives to promote not only dialogue and reflection on practice, but especially to train and empower teachers and all other school professionals as a whole.
Keywords: Continuing training. HTPC. Pedagogical Collective Work Schedule
Downloads
References
BANDEIRA, DIÁLOGO SOBRE ATIVIDADE INTELECTUAL E MATERIAL NA COLABORAÇÃO: a que provém este livro? In IBIAPINA, Ivana M. L. M.; BANDEIRA, Hilda M. M; ARAUJO, Francisco A. M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. Disponível em https://www.ufpi.br/ebooks-2016-ppged
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BEZERRA, A.A.C; TANAJURA, L.L.C: Pesquisa-Ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: Aproximações e especificidades metodológicas. Ver.Eletronica Pesquiseduca, Santos, v.07, n.13, p.10-23, jan-jun..2015
CANÁRIO, R. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores (1.: 2002: Brasilia) Simpósios [do] Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores. / Marilda Almeida Marfan (Orgonizodoro). __ Brasilia : MEC, SEF, 2002. 384 p.: il.; v.l 1. Formação de Professores. 2. Qualidade da Educação. 3. Educação Básica. I. Titulo. II. Brasil. Ministério da Educação. Secretario de Educação Fundamental.
CANÁRIO, R. O professor entre a reforma e a inovação. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 03: Gestão Escolar/ [Laurence Duarte Colvara (Coord.)]. -São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitora de Graduação: Univesp,2013.280 p. Na capa: v.2. Bloco03 D 27 – Organizaçaõ e Gestão da Escola – v2. Bloco 02 – D28 – Gestão Curricular. Disponível também online em: www.acervodigital.unesp.br
CORREA, A.B. Aula de trabalho pedagógico coletivo: uma reflexão sobre a importância das demandas do contexto e da criticidade em sua potencialidade formativa. Orientadora: Fernanda Coelho Liberali. 2016. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.
CRECCI, V, M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento Profissional de Professores em Comunidades com Postura Investigativa. Acta Scientie, Canoas, v15, n.1, p.9-23, jan./abr.2013
DAVIS, et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil.Ca.Pesqui.vol.41, nº.144 São Paulo Sept. /Dec.2011
GATTI, et al. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília, Unesco, 2019
FALSARELLA, A, M; Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola. UNIARA – Centro Universitário de Araraquara. Programa de Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Araraquara – SP – Brasil. 14801 – 320 – anamariafal@uol.com.br
IBIAPINA, Ivana M. L. M. Reflexões sobre a produção do campo teórico-metodológico das pesquisas colaborativas: gênese e expansão. In IBIAPINA, Ivana M. L. M.; BANDEIRA, Hilda M. M; ARAUJO, Francisco A. M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. Disponível em https://www.ufpi.br/ebooks-2016-ppged
IMBERNÓN, F. Caminhos para melhorar a formação continuada de professores. [Entrevista cedida a Noêmia Lopes] NOVA ESCOLA, 2017. Disponível em : https://gestaoescolar.org.br/456/francisco-imbernon-fala-sobre-caminhos-para-melhorar-a-formaçõ-continuada-de-professores/. Acesso em :24.mar.2022.
LOURENÇO, R.S.S.L. A formação continuada em serviço de professores e as atividades de trabalho pedagógico coletivo nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Edson do Carmo Inforsato,2014. 140f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. São Paulo. 2014.
OLIVEIRA, L.A.M. Um olhar sobre a formação em serviço (HTPC) na perspectiva de professores da Educação Básica. Orientadora: Mariana aranha de Souza. 2019.155f. Dissertação (Mestrado). Universidade de Taubaté. Taubaté. São Paulo.2019
PLACCO, V.M.N.S. A função formativa da coordenação pedagógica na escola básica. XVII ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – EDUECE – Livro 4, p.530 – 551.
PLACCO, V.M.N.S.; ALMEIDA, L.R.; SOUZA, V, L, T. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 2, novembro 2011 – Fundação Victor Civita – São Paulo. Anual. Estudos realizados em 2010 issn 2177-353x 1. Pesquisas educacionais 2. Capacitação de profissionais de educação 3. Coordenação pedagógica. i. Fundação Victor Civita ii. Título. cdd-370.7
SHULMAN, L.S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.6, n.1, p.120-142, jan./jun. 2016
SOUZA, G.R. Horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes? Orientador: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, 2013.411f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo.2013
VAILLANT, D, MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR,2012
VIEIRA, A. de R. Rodas de conversa também são boas estratégias para os adultos. Revista Nova Escola, 2015
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.