Organização espacial da sala de educação infantil

espaço potencialmente humanizador?

Autores/as

  • Maria Eduarda Bottan Unesp
  • Elieuza Aparecida de Lima
  • Ana Laura Ribeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p115

Palabras clave:

Educação Infantil. Organização espacial. Teoria Histórico-Cultural.

Resumen

O presente trabalho possui sua natureza baseada na pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo das ações investigativas foi identificar, sistematizar e discutir aspectos referentes à organização espacial a partir da literatura produzida sobre o assunto e do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil, considerando as implicações pedagógicas dessa organização para o desenvolvimento das máximas potencialidades de crianças pequenas. Para efetividade dos trabalhos, foram feitas leituras de autores que refletem sobre a organização do espaço escolar e se essa pode contribuir para o desenvolvimento das máximas potencialidades de crianças pequeninas, tendo como fundamentos autores clássicos e contemporâneos que se dedicam a estudos numa abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano – cujo grande expoente é Lev Semionovitch Vigotski. O corpus da pesquisa envolveu nove artigos, reunidos no Portal de Periódicos da Capes, discutidos mediante eixos de análise advindos do tratamento dos dados eleitos para a pesquisa. Os resultados conquistados na investigação apontam a organização espacial da sala de Educação Infantil como ação planejada intencionalmente, considerando as singularidades da aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e a potência humanizadora de um contexto espacial bem pensado.

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Publicado

2022-08-09

Cómo citar

Bottan, M. E., Aparecida de Lima , E. ., & Ribeiro da Silva, A. L. (2022). Organização espacial da sala de educação infantil: espaço potencialmente humanizador? . Educação Em Revista, 23(1), 115-132. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p115

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