Organização espacial da sala de educação infantil
espaço potencialmente humanizador?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p115Keywords:
Educação Infantil. Organização espacial. Teoria Histórico-Cultural.Abstract
O presente trabalho possui sua natureza baseada na pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo das ações investigativas foi identificar, sistematizar e discutir aspectos referentes à organização espacial a partir da literatura produzida sobre o assunto e do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil, considerando as implicações pedagógicas dessa organização para o desenvolvimento das máximas potencialidades de crianças pequenas. Para efetividade dos trabalhos, foram feitas leituras de autores que refletem sobre a organização do espaço escolar e se essa pode contribuir para o desenvolvimento das máximas potencialidades de crianças pequeninas, tendo como fundamentos autores clássicos e contemporâneos que se dedicam a estudos numa abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano – cujo grande expoente é Lev Semionovitch Vigotski. O corpus da pesquisa envolveu nove artigos, reunidos no Portal de Periódicos da Capes, discutidos mediante eixos de análise advindos do tratamento dos dados eleitos para a pesquisa. Os resultados conquistados na investigação apontam a organização espacial da sala de Educação Infantil como ação planejada intencionalmente, considerando as singularidades da aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e a potência humanizadora de um contexto espacial bem pensado.
Downloads
References
COLLA, Rodrigo Avila. O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 254, p. 111-126, jan./abr. 2019.
EVANGELISTA, Ariadne de Sousa. Análise da organização espacial da creche em busca da qualificação. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 14, n. 2, p.26-37 abr/jun 2017.
FILHO, Aristeo Leite; MIGNOT, Ana Chystina Venancio. “A criança tem necessidade de expansão física”: recomendações e prescrições de uma educadora para o jardim de infância. Cadernos de História da Educação – v. 10, n. 2 – jul./dez. 2011.
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 229-281.
GUIMARÃES, Ana Maria Fernandes; KUHNEN, Ariane; RAYMUNDO, Luana dos Santos; SANTOS, Gláucia Felicidade dos. A linguagem do espaço físico na educação infantil. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 35, ago./dez. 2011.
MARTINS, Fernanda Marques; SPERB, Tania Mara. A escola de educação infantil na perspectiva das crianças. Psicologia: reflexão e crítica, Vol.26 (2), p.414-421, 2012.
MELLO, Suely Amaral; FARIAS, Maria Auxiliadora Farias. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 53-68, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacao>.
MELLO, Suely Amaral. O cuidado e a educação dos bebês e a formação de dirigentes. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente -SP, v. 28, n. 3, p. 23-42, Set/Dez, 2017.
MOURA, Margarida Custódio. Organização do espaço no contexto da educação infantil de qualidade. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2000.
NUNES, Mônica Isabel Canuto. Reorganizando recursos, espaços e tempos na educação infantil. Multi-Science Journal, v. 1, n. 12 (2018) 17-22.
OLIVEIRA, João Severino de. O cuidar, o educar e o brincar nos tempos, espaços e contextos socioeducativos da/na creche: algumas considerações. Revista Exitus, 2016, Vol.6 (2), p.106-128.
EMEI NOSSA SENHORA DA GLÓRIA. Projeto Político Pedagógico. Marília, 2021.
REPKIN, V. V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Tradução de Maria Auxiliadora Soares Farias; Stela Miller e Suely Amaral Mello. Ensino Em Re-Vista, v.21, n.1, p. 85-99, jan./jun. 2014.
SITTA, Kellen Fabiana; MELLO, Maria Aparecida. Possibilidades de mediação dos espaços nas brincadeiras e aprendizagens das crianças na educação infantil. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro/ Vol. 23, n.43/ p. 108-127/ Mai-Ago. 2013.
VICENTINI, Dayanne; BARROS; Marta Silene Ferreira. O papel do professor na organização dos espaços de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural. Revista COCAR, Belém. V. 12. N.23, p. 195 a 214 – Jan./Jun. 2018.
VILLELA, Maria Fernanda Ferraz. A pedagogia Freinet e a escola pública: uma nova abordagem para um velho problema. Pro-Posições, Campinas, SP, abr. 1991. n. 4, p. 52-59.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.