Os Momentos de cuidado na educação de bebês e crianças pequenas

situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento humano

Autores/as

  • Jessica Gomes Graduanda em Pedagogia - Unesp - Marília
  • Elieuza Aparecida de Lima Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília
  • Tatiana Schneider Vieira de Moraes Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p197

Palabras clave:

Educação Infantil, Cuidado e educação de bebês, Teoria histórico-cultural

Resumen

O cuidado e a educação são ações indissociáveis estruturantes do currículo na Educação Infantil, principalmente nas escolas dedicadas aos bebês e crianças pequenas. Este argumento científico orientou os encaminhamentos de pesquisa bibliográfica dirigida a investigar e compreender o papel e o valor dos momentos de cuidado aos bebês e às crianças pequenas, ofertados pelas Escolas de Educação Infantil, como situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento. A partir da investigação, verificou-se que as ações de cuidado são potencialmente humanizadoras porque podem se tornar profícuas para a relação do bebê com o meio social, configurando condições efetivas para a construção de sua identidade e seu desenvolvimento intelectual e emocional. Nesta direção, estudos reunidos apontam para o papel e o valor dos momentos de cuidado e educação para a aprendizagem do uso convencional dos objetos e apropriações de práticas culturais, envolvendo, dentre outros, o desenvolvimento alimentar e nutricional, e afirmando a unidade cuidar-educar como fundamental para a promoção de uma Educação Infantil humanizadora.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALCANTARA PEREIRA, B. da.; S., BELLAFRONTE, E.; ALMEIDA, M. de L. de.; SILVA, R. M. M.; SOBRINHO, R. A. S.; ZILLY, A. Práticas e percepções de educadores quanto ao aleitamento materno. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, v.3, n.31, jul./set. 2018.

AKURI, J. G. M.; KOHLE, E. C.; PEREIRA, M. C. Cuidado e educação dos bebês e crianças pequeninas: um olhar por dentro da creche. Revista de Educação Popular, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 171–192, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53182. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53182. Acesso em: 16 fev. 2022.

BAHIA, C.C.S.; MOCHIUTTI, Solange. Natureza e sociedade: contribuições da pesquisa-formação na construção de saberes e fazeres no berçário. Revista Cocar, Belém, v.11, n.21, p. 279 a 301 – jan./jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1292. Acesso em: 16 fev. 2022.

BARBOSA, M. C. S.; QUADROS, V. S. R. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. Em aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 45-70, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3213. Acesso em: 16 fev. 2022.

BECKER, M.S.; BERNARDI, D.; MARTINS, G.D.F. Práticas e crenças de educadoras de berçário sobre cuidado. Psicologia em Estudo, Maringá, v.18, n.3, p.551-560, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/QmbckhtpLrJv5Yn8FmkYVRP/?lang=pt#. Acesso em: 16 fev.2022.

CAMPOS, M. M. et al. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais Brasileiras. Cadernos de Pesquisa [online], v. 41, n. 142, p. 20-54. 2011.

CRUZ, S.G.; OLIVEIRA, T.A.; FANTACINI, R.A.F. A indissociabilidade do brincar, cuidar e educar na Educação Infantil. Research, Society and Development, v. 4, n. 4, p. 227-238, abr. 2017.

COLLA, R. A. O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.l], v. 100, n. 254, p.111-126, 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291. Acesso em: 16 fev.2022.

COUTINHO, A.M.S. Os bebês no cotidiano da creche: ação social, corpo e experiência. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 105-114, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3313. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3217. Acesso em: 16 fev.2022.

DELGADO, J. Entre os saberes e práticas das professoras de educação infantil: um estudo sobre os cuidados na primeira infância. Revista Poiésis, Tubarão, v.9, n.15, p.63-79, jan./jun. 2015. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2716/2115. Acesso em: 16 fev.2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, V. G. de. A atividade principal no processo de educação de bebês. In: SILVA, J.R.S; SOUZA, R. A. M.; MELLO, S. A; LIMA, V.G. (org.). Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. p. 211-248.

LONGO-SILVA, G., TADDEI, J.A.A.C., KONSTANTYNER, T., TOLONI, M.H.A. Percepções de educadores de creches acerca de práticas cotidianas na alimentação de lactentes: impacto de um treinamento. Ciência&Saúde Coletiva, v.18, n.2, p.545-552, jan.2013. Disponível em: https://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/percepcoes-de-educadores-de-creches-acerca-de-praticas-cotidianas-na-alimentacao-de-lactentes-impacto-de-um-treinamento/8509. Acesso em: 16 fev.2022.

MELLO, S. A. O cuidado e a educação dos bebês e a formação de dirigentes. Nuances: revista sobre educação, Presidente Prudente, v.28, n.3, p.23-42, set./dez.2017.

MELLO, S. A. Acolhimento e escuta: desafios às relações adulto-criança. In: MAGALHÃES, Cassiana; CARBONIERI, Juliana (org.). A Teoria como condição da liberdade docente na Educação Infantil. Curitiba: CRV, 2020. p. 17-34.

MONÇÃO, M. A. G. Cenas do cotidiano da educação infantil: desafios entre cuidado e educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p.161-176, jan./mar.2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201608147080. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/cZL7VJDCJQQnL8rHP6Z3kBF/?lang=pt#. Acesso em: 16 fev.2022.

MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. Editora Martins Fontes. São Paulo, 1996.

OLIVEIRA, J. S. de. O cuidar, o educar e o brincar nos tempos, espaços e contextos socioeducativos da/na creche: algumas considerações. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 106-128, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/20. Acesso em: 16 fev. 2022.

RAYNA, S. Participação e qualidade do cuidado e da educação na creche. Pro-Posições [online], v. 24, n. 3, p. 65-80, 2013.

RENGIFO-HERRERA, F. J.; RODRIGUES, A. P. G. M. Quando comer não é suficiente: Tríade cuidado/educação, desenvolvimento e uso dos objetos durante as refeições em duas creches do DF. Psicología desde el Caribe, vol.37, n.3, p.237-258, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14482/psdc.37.3.372.21. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0123-417X2020000300237&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 16 fev.2022.

SANTOS, S. S. de. A atividade comunicativa na educação de bebês e crianças pequenas. In: CORRÊA, Anderson Borges et al. (org). Educação e humanização de bebês e de crianças pequenas: conceitos e práticas pedagógicas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 27-53.

SAULLO, R. F. M.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S. Cuidando ou tomando cuidado? Agressividade, mediação e constituição do sujeito - um estudo de caso sobre um bebê mordedor em creche. Pro-Posições [online], v. 24, n. 3, p.81-98, 2013.

SILVA, I. O.; LUZ, I. R. Relações entre famílias e instituições de educação infantil: o compartilhamento do cuidado e educação das crianças. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n.50, e14110, jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/EccoS.n50.14110. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14110. Acesso em: 16 fev.2022.

SILVA, J. C.; ARCE, A. Infância, conhecimento e função docente nos documentos do MEC destinados a educação infantil: uma análise a luz da psicologia histórico-cultural. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 10, n. 39, p. 119–135, 2012.

SOUZA, R.A.M; MELLO, S. A. O desenvolvimento cultural na infância de 0 a 3 anos: entre o cuidado e a educação. In: SILVA, J.R.S; SOUZA, R. A. M.; MELLO, S. A; LIMA, V.G. (org.). Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. p. 211-248.

VIGOTSKI, Lev Semenoovich. Obras escogidas. Tomo IV. 2 ed. Mardid: Machado Libros, 1996.

Publicado

2022-09-16

Cómo citar

Gomes, J., Aparecida de Lima, E., & Schneider Vieira de Moraes, T. (2022). Os Momentos de cuidado na educação de bebês e crianças pequenas: situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento humano. Educação Em Revista, 23(1), 197-216. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p197

Artículos más leídos del mismo autor/a