Os Momentos de cuidado na educação de bebês e crianças pequenas
situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p197Palabras clave:
Educação Infantil, Cuidado e educação de bebês, Teoria histórico-culturalResumen
O cuidado e a educação são ações indissociáveis estruturantes do currículo na Educação Infantil, principalmente nas escolas dedicadas aos bebês e crianças pequenas. Este argumento científico orientou os encaminhamentos de pesquisa bibliográfica dirigida a investigar e compreender o papel e o valor dos momentos de cuidado aos bebês e às crianças pequenas, ofertados pelas Escolas de Educação Infantil, como situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento. A partir da investigação, verificou-se que as ações de cuidado são potencialmente humanizadoras porque podem se tornar profícuas para a relação do bebê com o meio social, configurando condições efetivas para a construção de sua identidade e seu desenvolvimento intelectual e emocional. Nesta direção, estudos reunidos apontam para o papel e o valor dos momentos de cuidado e educação para a aprendizagem do uso convencional dos objetos e apropriações de práticas culturais, envolvendo, dentre outros, o desenvolvimento alimentar e nutricional, e afirmando a unidade cuidar-educar como fundamental para a promoção de uma Educação Infantil humanizadora.
Descargas
Referencias
ALCANTARA PEREIRA, B. da.; S., BELLAFRONTE, E.; ALMEIDA, M. de L. de.; SILVA, R. M. M.; SOBRINHO, R. A. S.; ZILLY, A. Práticas e percepções de educadores quanto ao aleitamento materno. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, v.3, n.31, jul./set. 2018.
AKURI, J. G. M.; KOHLE, E. C.; PEREIRA, M. C. Cuidado e educação dos bebês e crianças pequeninas: um olhar por dentro da creche. Revista de Educação Popular, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 171–192, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53182. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53182. Acesso em: 16 fev. 2022.
BAHIA, C.C.S.; MOCHIUTTI, Solange. Natureza e sociedade: contribuições da pesquisa-formação na construção de saberes e fazeres no berçário. Revista Cocar, Belém, v.11, n.21, p. 279 a 301 – jan./jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1292. Acesso em: 16 fev. 2022.
BARBOSA, M. C. S.; QUADROS, V. S. R. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. Em aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 45-70, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3213. Acesso em: 16 fev. 2022.
BECKER, M.S.; BERNARDI, D.; MARTINS, G.D.F. Práticas e crenças de educadoras de berçário sobre cuidado. Psicologia em Estudo, Maringá, v.18, n.3, p.551-560, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/QmbckhtpLrJv5Yn8FmkYVRP/?lang=pt#. Acesso em: 16 fev.2022.
CAMPOS, M. M. et al. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais Brasileiras. Cadernos de Pesquisa [online], v. 41, n. 142, p. 20-54. 2011.
CRUZ, S.G.; OLIVEIRA, T.A.; FANTACINI, R.A.F. A indissociabilidade do brincar, cuidar e educar na Educação Infantil. Research, Society and Development, v. 4, n. 4, p. 227-238, abr. 2017.
COLLA, R. A. O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.l], v. 100, n. 254, p.111-126, 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291. Acesso em: 16 fev.2022.
COUTINHO, A.M.S. Os bebês no cotidiano da creche: ação social, corpo e experiência. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 105-114, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3313. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3217. Acesso em: 16 fev.2022.
DELGADO, J. Entre os saberes e práticas das professoras de educação infantil: um estudo sobre os cuidados na primeira infância. Revista Poiésis, Tubarão, v.9, n.15, p.63-79, jan./jun. 2015. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2716/2115. Acesso em: 16 fev.2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, V. G. de. A atividade principal no processo de educação de bebês. In: SILVA, J.R.S; SOUZA, R. A. M.; MELLO, S. A; LIMA, V.G. (org.). Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. p. 211-248.
LONGO-SILVA, G., TADDEI, J.A.A.C., KONSTANTYNER, T., TOLONI, M.H.A. Percepções de educadores de creches acerca de práticas cotidianas na alimentação de lactentes: impacto de um treinamento. Ciência&Saúde Coletiva, v.18, n.2, p.545-552, jan.2013. Disponível em: https://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/percepcoes-de-educadores-de-creches-acerca-de-praticas-cotidianas-na-alimentacao-de-lactentes-impacto-de-um-treinamento/8509. Acesso em: 16 fev.2022.
MELLO, S. A. O cuidado e a educação dos bebês e a formação de dirigentes. Nuances: revista sobre educação, Presidente Prudente, v.28, n.3, p.23-42, set./dez.2017.
MELLO, S. A. Acolhimento e escuta: desafios às relações adulto-criança. In: MAGALHÃES, Cassiana; CARBONIERI, Juliana (org.). A Teoria como condição da liberdade docente na Educação Infantil. Curitiba: CRV, 2020. p. 17-34.
MONÇÃO, M. A. G. Cenas do cotidiano da educação infantil: desafios entre cuidado e educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p.161-176, jan./mar.2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201608147080. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/cZL7VJDCJQQnL8rHP6Z3kBF/?lang=pt#. Acesso em: 16 fev.2022.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. Editora Martins Fontes. São Paulo, 1996.
OLIVEIRA, J. S. de. O cuidar, o educar e o brincar nos tempos, espaços e contextos socioeducativos da/na creche: algumas considerações. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 106-128, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/20. Acesso em: 16 fev. 2022.
RAYNA, S. Participação e qualidade do cuidado e da educação na creche. Pro-Posições [online], v. 24, n. 3, p. 65-80, 2013.
RENGIFO-HERRERA, F. J.; RODRIGUES, A. P. G. M. Quando comer não é suficiente: Tríade cuidado/educação, desenvolvimento e uso dos objetos durante as refeições em duas creches do DF. Psicología desde el Caribe, vol.37, n.3, p.237-258, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14482/psdc.37.3.372.21. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0123-417X2020000300237&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 16 fev.2022.
SANTOS, S. S. de. A atividade comunicativa na educação de bebês e crianças pequenas. In: CORRÊA, Anderson Borges et al. (org). Educação e humanização de bebês e de crianças pequenas: conceitos e práticas pedagógicas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 27-53.
SAULLO, R. F. M.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S. Cuidando ou tomando cuidado? Agressividade, mediação e constituição do sujeito - um estudo de caso sobre um bebê mordedor em creche. Pro-Posições [online], v. 24, n. 3, p.81-98, 2013.
SILVA, I. O.; LUZ, I. R. Relações entre famílias e instituições de educação infantil: o compartilhamento do cuidado e educação das crianças. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n.50, e14110, jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/EccoS.n50.14110. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14110. Acesso em: 16 fev.2022.
SILVA, J. C.; ARCE, A. Infância, conhecimento e função docente nos documentos do MEC destinados a educação infantil: uma análise a luz da psicologia histórico-cultural. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 10, n. 39, p. 119–135, 2012.
SOUZA, R.A.M; MELLO, S. A. O desenvolvimento cultural na infância de 0 a 3 anos: entre o cuidado e a educação. In: SILVA, J.R.S; SOUZA, R. A. M.; MELLO, S. A; LIMA, V.G. (org.). Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. p. 211-248.
VIGOTSKI, Lev Semenoovich. Obras escogidas. Tomo IV. 2 ed. Mardid: Machado Libros, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.