O currículo do berçário

rompendo com a educação transmissiva e buscando aproximação com as pedagogias participativas

Autores/as

  • Fabiana França Barbosa Instituto Federal de São Paulo
  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p79-98

Palabras clave:

Currículo, Educação Infantil, Pedagogia participativa

Resumen

Refletir sobre o currículo do berçário a partir do diálogo com o referenciais dos campos das teorias de currículo e das pedagogias participativas, este foi o objetivo desta investigação. Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado. Alicerçado em pesquisa bibliográfica, defende-se a necessidade de desconstruir conceitos enraizados, presentes em uma pedagogia transmissiva, e superá-los à luz da proposta da Pedagogia-em-Participação. Concebendo o currículo como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, valorizando a escuta e as vozes de todos os envolvidos no processo, em uma práxis alicerçada na indissociabilidade entre o cuidar e o educar. Argumenta-se a necessidade de educação que tenha o compromisso de enxergar bebês e crianças não como executores, mas como potentes, criativos e pesquisadores, e o educador como mediador na organização de tempos, espaços, materialidades, relações e interações que possibilitem a ampliação das experiências de aprendizagem e desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

    Doutora e mestra em Educação. Advogada e pedagoga. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 

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Publicado

2022-07-13

Cómo citar

Barbosa, F. F., & Marques, A. C. T. L. (2022). O currículo do berçário: rompendo com a educação transmissiva e buscando aproximação com as pedagogias participativas . Educação Em Revista, 23(1), 79-98. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p79-98