O currículo do berçário
rompendo com a educação transmissiva e buscando aproximação com as pedagogias participativas
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p79-98Palabras clave:
Currículo, Educação Infantil, Pedagogia participativaResumen
Refletir sobre o currículo do berçário a partir do diálogo com o referenciais dos campos das teorias de currículo e das pedagogias participativas, este foi o objetivo desta investigação. Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado. Alicerçado em pesquisa bibliográfica, defende-se a necessidade de desconstruir conceitos enraizados, presentes em uma pedagogia transmissiva, e superá-los à luz da proposta da Pedagogia-em-Participação. Concebendo o currículo como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, valorizando a escuta e as vozes de todos os envolvidos no processo, em uma práxis alicerçada na indissociabilidade entre o cuidar e o educar. Argumenta-se a necessidade de educação que tenha o compromisso de enxergar bebês e crianças não como executores, mas como potentes, criativos e pesquisadores, e o educador como mediador na organização de tempos, espaços, materialidades, relações e interações que possibilitem a ampliação das experiências de aprendizagem e desenvolvimento.
Descargas
Referencias
BARBOSA, M. C. S. Especificidades da ação Pedagógica com os bebês. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS,1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 24 fev. 2022.
FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. Conversações de ponta-cabeça sobre crianças pequenas para além da escola. In: FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. (org.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015. p. 7-14.
FOCCHI, P. S. Ludicidade, continuidade e significatividade nos campos de experiência. In: FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. (org.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015a. p. 221-232.
FOCHI, P.S. A complexa sutileza da ação pedagógica com bebês. In: PEREIRA, A. C. (org.). Atravessamentos: ensino-aprendizagem de arte, formação do professor e educação infantil. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2015b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/312213714_A_complexa_sutileza_da_acao_pedagogica_com_bebes. Acesso em: 24 fev. 2022.
FORMOSINHO, J. A Educação em Creche: Os desafios das Pedagogias com nome. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ARAÚJO, S. B. Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto: Porto, 2018. p. 7-27.
FORMOSINHO, J.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogias transmissivas e pedagogias participativas na escola de massas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; PASCAL, C. Documentação Pedagógica e avaliação na Educação Infantil. Um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019. p.03-25.
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, M. A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 229-281.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
KUHLMANN JR., M. Educação Infantil e Currículo. In: FARIA, A, L. G.; PALHARES, M. S. Educação Infantil pós LDB: rumos e desafios. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 51-65.
LOPES, A.C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MALAGUZZI, L. Histórias, idéias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 59-104.
MELLO, S. A. Não fazer das palavras um atalho ao conhecimento. In: FARIA, A. L. G.; MELLO, S. A. (org.). Territórios da Infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. 2. ed. Araraquara, SP: Junqueira &Marin, 2009. p. 163-172.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 24 fev. 2022.
OLIVEIRA, Z. R. (org.). O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. 2. ed. Porto, Portugal: Porto, 1988.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A escola vista pelas crianças. Porto: Porto, 2008b. (Coleção Infância, nº 12).
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A formação em Contexto. A perspectiva da Associação Criança. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M. (org.). Formação em Contexto: uma estratégia de integração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. p.1-40.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Modelo curricular para a educação de infância: Construindo uma práxis de participação. 3. ed. Porto: Porto, 2007b. (Coleção Infância, nº 1).
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A.(org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007a. p. 13-36.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia-em-Participação: A perspectiva da Associação Criança. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. O espaço e o tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto, 2011. p. 97-117.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia-em-Participação: Modelo Pedagógico para a Educação em Creche. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ARAUJO, S. B. (org.). Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto: Porto, 2018. p. 29-55.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Perspectiva Pedagógica da Associação Criança: Pedagogia-em-Participação. In: KISHIMOTO, T. M.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.). Em busca da Pedagogia da Infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013. p.188-215.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Perspectiva pedagógica da Associação Criança. Revista Pátio – Educação Infantil, Porto Alegre, Ano VI, n. 17, 2008a.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ANDRADE, F. F. O espaço na Pedagogia-em Participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.). O espaço e o tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto, 2011. p. 9-70.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ARAÚJO, S. B. Educação em creche: Participação e Diversidade. Porto, Portugal: Porto, 2013.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. Pedagogia-em-Participação: em busca de uma práxis holística. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; PASCAL, C. Documentação Pedagógica e avaliação na Educação Infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 26-58.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J; ARAÚJO, S. B. Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto: Porto, 2018.
SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SPODEK, B.; BROWN, P.C. Alternativas Curriculares na Educação da Infância: uma perspectiva histórica. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto, 2013. p.13-50.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.