O trabalho docente com a produção de textos durante a pandemia da COVID-19

Autores/as

  • Leonardo Crevelário de Souza Carvalho Laboratório de Psicologia Genética da UNICAMP
  • Orly Zucatto Mantovani de Assis UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p133

Palabras clave:

Produção de Texto. Trabalho Docente. Ensino Fundamental.

Resumen

O isolamento social recomendado pela OMS-ONU (Organização Mundial da Saúde - Organização das Nações Unidas) estabeleceu um novo paradigma na atuação docente. Essa medida representou, digitalmente, um dos maiores desafios para a educação brasileira: o ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19. A partir desse contexto, este trabalho objetivou compreender, na perspectiva do discurso de professores que atuam no Ensino Fundamental II, o trabalho docente com a produção textual desenvolvido durante a pandemia da COVID-19, identificando aspectos que caracterizam a natureza do trabalho e os desafios encontrados durante o contexto da pandemia. Esse estudo de natureza qualitativa, exploratória foi desenvolvido com 6 professores, tendo como base a perspectiva bakhtiniana de língua como discurso (BAKHTIN, 2010). Para a análise dos dados coletados, foi utilizada como metodologia a Análise de Conteúdo de entrevistas semiestruturadas. O resultado encontrado evidenciou algumas dificuldades no ensino de produção de texto de maneira remota na perspectiva docente, diante da realidade desigual e multifacetada dos estudantes. Em suma, o estudo possibilitou a construção de conhecimento sobre o trabalho realizado pelos professores durante a pandemia, assegurando que as atividades desenvolvidas foram desafiadoras.

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Biografía del autor/a

  • Orly Zucatto Mantovani de Assis, UNICAMP

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1976). Atualmente é professora colaboradora e coordenadora do LPG - Laboratório de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia, desenvolvimento humano e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: construtivismo, Jean Piaget, PROEPRE, educação infantil e desenvolvimento infantil.

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Publicado

2022-08-09

Cómo citar

Carvalho, L. C. de S., & Assis, O. Z. M. de. (2022). O trabalho docente com a produção de textos durante a pandemia da COVID-19. Educação Em Revista, 23(1), 133-148. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p133