Problematizações sobre metodologias e currículo na promoção da Educação Integral
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p11Palabras clave:
Educação integral, Escola em tempo integral, CurrículoResumen
Ainda que o termo educação integral já faça parte de inúmeros documentos que norteiam o trabalho do professor, parece-nos que o conceito do que, de fato, seja uma educação integral não é assim tão claro para muitos educadores. Esse artigo procura discutir alguns posicionamentos teóricos e conceituais que subjazem o conceito de Educação Integral postas nos documentos oficiais que organizam o trabalho do professor no Brasil, problematizando as metodologias ativas e o currículo como caminhos para a construção dessa educação. O conceito de educação integral e de escolas em tempo integral tal como se apresentam nos registros documentais, em especial os projetos políticos pedagógicos das escolas, exige que se problematize essa temática tão importante e atual no cenário da educação brasileira, principalmente com a chegada da BNCC (BRASIL, 2017). A partir da revisão da literatura sobre o conceito de educação integral bem como de problematizações acerca das pedagogias ativas e do currículo, buscaremos informações para compreendermos o que de fato significa promover Educação Integral no contexto das instituições escolares.
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