Um olhar sobre a produção cultural de jovens e o papel da escola

Autores

  • Sergio Vale da Paixão Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nEdição%20Especial.p145

Palavras-chave:

Juventude, Comunicação virtual, Escola

Resumo

Os olhares atentos a uma nova juventude que vem tomando conta dos espaços sociais a partir de suas próprias produções têm colaborado de forma efetiva para que novos espaços de ser e estar no mundo sejam também reconstruídos. A escola, lugar de excelência na formação humana, apesar dos avanços neste aspecto, tem caminhado a passos lentos na desconstrução de ambientes e métodos de aprendizagem que deixem de lado antigas práticas e venham ao encontro dessa nova configuração de jovens dos últimos tempos. A partir da revisão de literatura como método de pesquisa, procuramos problematizar o papel do jovem e de sua produção cultural na colaboração para um fazer escolar mais atualizado. Este artigo tem por objetivo problematizar a necessidade de a escola observar a produção cultural dos jovens nas esferas virtuais de comunicação com vistas a atualizar suas práticas formativas em que cognição e afetividade caminhem juntas em prol de uma educação integral de qualidade para todos os estudantes.

Recebido em: 30/08/2020.
Aprovado em: 30/11/2020.

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Biografia do Autor

Sergio Vale da Paixão, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Psicologia pela UNESP; professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - campus de Jacarezinho.

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Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos