Um olhar sobre a produção cultural de jovens e o papel da escola
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p145-156Palabras clave:
Juventude, Comunicação virtual, EscolaResumen
Os olhares atentos a uma nova juventude que vem tomando conta dos espaços sociais a partir de suas próprias produções têm colaborado de forma efetiva para que novos espaços de ser e estar no mundo sejam também reconstruídos. A escola, lugar de excelência na formação humana, apesar dos avanços neste aspecto, tem caminhado a passos lentos na desconstrução de ambientes e métodos de aprendizagem que deixem de lado antigas práticas e venham ao encontro dessa nova configuração de jovens dos últimos tempos. A partir da revisão de literatura como método de pesquisa, procuramos problematizar o papel do jovem e de sua produção cultural na colaboração para um fazer escolar mais atualizado. Este artigo tem por objetivo problematizar a necessidade de a escola observar a produção cultural dos jovens nas esferas virtuais de comunicação com vistas a atualizar suas práticas formativas em que cognição e afetividade caminhem juntas em prol de uma educação integral de qualidade para todos os estudantes.
Recebido em: 30/08/2020.
Aprovado em: 30/11/2020.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 1903-1969. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARAÚJO, Ulisses F. A dimensão afetiva da psique humana e a educação em valores. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
BEIGUELMAN, Gisele. Admirável mundo cíbrido. Disponível em: http://www.academia.edu/3003787/Admiravel_mundo_cibrido. Acesso em 28.01.2014.
BENKLER, Yochai. The wealth of the networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven: Yale University Press, 2006.
DIAS, Cristiane; COUTO, Olívia Ferreira do. “As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias.” In Linguagem em (Dis)curso, v. 11, n. 3, p. 631-648, set./dez. 2011.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro. DP&A, 2006.
LEMPP, R. Prefácio. In: KLOSINKI, G. A adolescência hoje: situações, conflitos e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34. 1999.
PÊCHEUX, M. O discurso. Estrutura ou acontecimento. 5. ed. Tradução de Eni Orlandi. Campinas: Pontes, 2008.
RHEINGOLD, Howard. Smart Mobs: The next social revolution. Cambridge: Basic Books, 2002.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SILVA, C. R; LOPES, R. E. “Adolescência e Juventude: entre conceitos e políticas públicas.” In Cadernos de Terapia Ocupacional da UFScar. V. 17, n. , jul./dez. 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.