Um olhar sobre a produção cultural de jovens e o papel da escola

Autores/as

  • Sergio Vale da Paixão Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p145-156

Palabras clave:

Juventude, Comunicação virtual, Escola

Resumen

Os olhares atentos a uma nova juventude que vem tomando conta dos espaços sociais a partir de suas próprias produções têm colaborado de forma efetiva para que novos espaços de ser e estar no mundo sejam também reconstruídos. A escola, lugar de excelência na formação humana, apesar dos avanços neste aspecto, tem caminhado a passos lentos na desconstrução de ambientes e métodos de aprendizagem que deixem de lado antigas práticas e venham ao encontro dessa nova configuração de jovens dos últimos tempos. A partir da revisão de literatura como método de pesquisa, procuramos problematizar o papel do jovem e de sua produção cultural na colaboração para um fazer escolar mais atualizado. Este artigo tem por objetivo problematizar a necessidade de a escola observar a produção cultural dos jovens nas esferas virtuais de comunicação com vistas a atualizar suas práticas formativas em que cognição e afetividade caminhem juntas em prol de uma educação integral de qualidade para todos os estudantes.

Recebido em: 30/08/2020.
Aprovado em: 30/11/2020.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sergio Vale da Paixão, Instituto Federal do Paraná

    Doutor em Psicologia pela UNESP; professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - campus de Jacarezinho.

Referencias

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 1903-1969. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARAÚJO, Ulisses F. A dimensão afetiva da psique humana e a educação em valores. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BEIGUELMAN, Gisele. Admirável mundo cíbrido. Disponível em: http://www.academia.edu/3003787/Admiravel_mundo_cibrido. Acesso em 28.01.2014.

BENKLER, Yochai. The wealth of the networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven: Yale University Press, 2006.

DIAS, Cristiane; COUTO, Olívia Ferreira do. “As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias.” In Linguagem em (Dis)curso, v. 11, n. 3, p. 631-648, set./dez. 2011.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro. DP&A, 2006.

LEMPP, R. Prefácio. In: KLOSINKI, G. A adolescência hoje: situações, conflitos e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34. 1999.

PÊCHEUX, M. O discurso. Estrutura ou acontecimento. 5. ed. Tradução de Eni Orlandi. Campinas: Pontes, 2008.

RHEINGOLD, Howard. Smart Mobs: The next social revolution. Cambridge: Basic Books, 2002.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SILVA, C. R; LOPES, R. E. “Adolescência e Juventude: entre conceitos e políticas públicas.” In Cadernos de Terapia Ocupacional da UFScar. V. 17, n. , jul./dez. 2009.

Publicado

2021-03-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Paixão, S. V. da . (2021). Um olhar sobre a produção cultural de jovens e o papel da escola. Educação Em Revista, 22(esp), 145-156. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p145-156