Problematizações sobre metodologias e currículo na promoção da Educação Integral

Autores

  • Sergio Vale da Paixão Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p11

Palavras-chave:

Educação integral, Escola em tempo integral, Currículo

Resumo

Ainda que o termo educação integral já faça parte de inúmeros documentos que norteiam o trabalho do professor, parece-nos que o conceito do que, de fato, seja uma educação integral não é assim tão claro para muitos educadores. Esse artigo procura discutir alguns posicionamentos teóricos e conceituais que subjazem o conceito de Educação Integral postas nos documentos oficiais que organizam o trabalho do professor no Brasil, problematizando as metodologias ativas e o currículo como caminhos para a construção dessa educação. O conceito de educação integral e de escolas em tempo integral tal como se apresentam nos registros documentais, em especial os projetos políticos pedagógicos das escolas, exige que se problematize essa temática tão importante e atual no cenário da educação brasileira, principalmente com a chegada da BNCC (BRASIL, 2017). A partir da revisão da literatura sobre o conceito de educação integral bem como de problematizações acerca das pedagogias ativas e do currículo, buscaremos informações para compreendermos o que de fato significa promover Educação Integral no contexto das instituições escolares.

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Biografia do Autor

Sergio Vale da Paixão, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Psicologia pela UNESP. Professor do IFPR - campus Jacarezinho

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Paixão, S. V. da. (2021). Problematizações sobre metodologias e currículo na promoção da Educação Integral. Educação Em Revista, 22(esp2), 11–26. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p11