Na era digital, ‘Filho de peixe, peixinho é’ na Hinterlandia Amazônica?

Autores/as

  • Leonor Farias Abreu Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p69

Palabras clave:

Amazonas. Formação Profissional. Era Digital.

Resumen

A formação profissional, nível médio e superior, custou a chegar aos municípios do Amazonas de forma mais abrangente e diversificada, contribuindo para que profissões tradicionais como a de pescador, agricultor, seringueiro, quase que se perpetuassem entre as gerações, tornando uma realidade a expressão popular ‘filho de peixe, peixinho é’, no interior do Estado. Acontecimentos econômicos como a criação do Polo Industrial de Manaus, sociais como as políticas públicas de educação e saúde advindas da Constituição Brasileira de 1988 e a revolução tecnológica desta era digital, impulsionaram formação de mão de obra especializada em outras áreas para atender demandas por novos serviços. Colocamos em discussão a formação profissional que têm chegado aos municípios, provenientes desses acontecimentos, a fim de compreendermos se o dito popular, na era digital, ainda é realidade quando se trata de continuidade (ou não) de profissões de pais pelos filhos na Hinterlândia Amazônica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leonor Farias Abreu, Universidade Federal do Amazonas

    Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)-Instituto de Natureza e Cultura (INC), pertencente ao Colegiado do Curso de Administração; doutoranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Referencias

ANDRADE, A. O. de. Migração para Manaus e seus reflexos socioambientais. Revista de Estudos Amazônicos-Somanlu, ano 12, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/somanlu/article/view/443>. Acesso em: 26 out. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil Nº. 1988, de 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 2 jan. 2019.
______. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 26 out. 2019.
_______. Presidência da República. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Nº. 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 26 out. 2019.
_______MEC-Ministério da Educação/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Programas e Ações. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoesProgramas>. Acesso em: 26 ou. 2019.
_______MS-Ministério da Saúde. Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS). Portaria nº. 3.189, de 18 de dezembro de 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt3189_18_12_2009.html>. Acesso em: 3 jan. 2019.
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS (CETAM) – Lei nº 2.816, de 24 de julho de 2003. Disponível em: <https://sapl.al.am.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/2003/7271/7271_texto_integral.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2018.
_______Plano Estratégico. Disponível em: <http://www.cetam.am.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/PLANO-ESTRATeGICO-2019-2028.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2019.
_______Relatório. Disponível em: <http://www.cetam.am.gov.br/relatorios/>. Acesso em: 7 ago. 2019.
ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Tradução, Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4040999/mod_resource/content/6/A%20Sociedade%20Dos%20Individuos%20-%20Norbert%20Elias%20(1994).pdf>. Acesso em: 5 set. 2019.
IBGE-Estimativas da População Residente no Brasil e Unidades da Federação com data de referência em 1º de julho de 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/7d410669a4ae85faf4e8c3a0a0c649c7.pdf>. Acesso em: 2 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS (IFAM). Disponível em: <http://www2.ifam.edu.br/instituicao/historia-do-ifam>. Acesso em: 2 jan. 2019.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34 1999. Disponível em: <https://bit.ly/2Lh3OJm>. Acesso em: 20 Ago. 2018.
MATOS, G. C. G. de. Ethos e Figurações na Hinterlândia Amazônica. Manaus, AM: Valer/Fapeam, 2015.
RESEARCHGATE. Mapa do Estado do Amazonas: Municípios e Fronteiras. Disponível em: <https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Mapa-do-Estado-do-Amazonas-Municipios-e-Fronteiras_fig1_271070030>. Acesso em: 30 jul. 2019.
ROMERO, L. C. O Sistema Único de Saúde – Um Capítulo a Parte. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/outras-publicacoes/volume-v-constituicao-de-1988-o-brasil-20-anos-depois.-os-cidadaos-na-carta-cidada/seguridade-social-o-sistema-unico-de-saude-um-capitulo-a-parte>. Acesso em: 3 jun. 2019.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm>. Acesso em: 3 jun. 2019.
SUFRAMA-SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS. Indicadores de Desempenho do Polo Industrial de Manaus – 2013-2018. Disponível em: <http://www.suframa.gov.br/zfm_historia.cfm>. Acesso em: 2 jun. 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA). Disponível em: <http://www2.uea.edu.br/>. Acesso em: 2 jun. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Disponível em: <https://ufam.edu.br/institucional>. Acesso em: 30 jun. 2019.

Publicado

2021-08-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Abreu, L. F. (2021). Na era digital, ‘Filho de peixe, peixinho é’ na Hinterlandia Amazônica?. Educação Em Revista, 22(2), 69-84. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p69