Trajetória, avanços e perspectivas da EJA face à BNCC
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.05.p51Palabras clave:
EJA. Currículo. BNCCResumen
Este artigo propõe refletir a respeito das implicações da não inclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada em dezembro de 2018. Neste sentido, propõe-se incitações relativas ao currículo dos educandos da EJA, visto que os mesmos não aparecem nos documentos que nortearão o currículo da Educação Básica Nacional. Para tanto, foi realizada uma breve revisão documental e bibliográfica de artigos, livros, leis, decretos, entre outros documentos que respaldam tanto a trajetória histórica quanto a legislatória, da criação à aprovação da Base. Por conseguinte, traçou-se o mesmo percurso para a EJA, ressaltando seus percalços, avanços e desafios vivenciados. Após as análises dos documentos prós e contras a construção da Base, percebeu-se que a mesma não contempla a EJA, modalidade de ensino, que requer um currículo específico que considere as diversidades e especificidades de seu público. Por fim, conclui-se que a EJA não é tratada no texto da Base ficando a construção de seu currículo a cargo dos sistemas educacionais Municipais e Estaduais sem nenhum tipo de documento norteador que a resguarde.
Recebido em: 31/03/2020.
Aprovado em: 09/05/2020.
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