A questão do analfabetismo hoje
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.668Keywords:
analfabetismo, educação, jovens e adultos.Abstract
A questão do analfabetismo, hoje, continua sendo um problema não resolvido na sociedade brasileira, especialmente no que se refere ao analfabetismo de jovens e adultos. Apesar de estar entre as maiores economias do mundo, o Brasil convive ainda com 15 milhões de analfabetos com idade igual ou superior a 15 anos – o que equivale à população do Chile ou três vezes a de Israel. Nossos filhos e netos se saem melhor que nós, mas, ao final, a estrutura social permanece igual. Abstraindo a história e só olhando de forma quantitativa – esse é, aliás, o perigo de tomar os indicadores em si mesmos, como números fora do contexto a cada 10, 20 ou 30 anos -, o perfil da população mudou bastante. Mas isso ocorre mais por força da lei da vida do que por opções políticas no sentido de construir uma outra sociedade, uma sociedade de mais dignidade humana e de mais liberdade.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.