Ações de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
um estudo de caso no munícipio de Codó (MA)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023008Keywords:
Educação ambiental não-formal., Educação ambiental, Gestão ambientalAbstract
As transformações produzidas sobre o mundo natural, o aumento populacional e a degradação ambiental se constituem em desafios para a política ambiental. Dessa última, importa pensarmos como tem sido desenvolvida a educação ambiental. Esta
investigação objetivou conhecer as ações de educação ambiental não formal desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município de Codó (MA). A partir dos dados coletados via entrevistas, foi possível verificar que a Secretaria desenvolve projetos que visam minimizar os problemas ambientais, a exemplo da arborização de avenidas, do reflorestamento na margem de rios e da produção e distribuição de mudas para a comunidade. Podemos afirmar que a gestão tem realizado ações ambientais, mas ainda apresenta limitações.
Downloads
References
ALMEIDA, Lucas de Araújo; HERCULANO, Wyara Cordeiro Valença; SOUSA,
Camila Campêlo de. Diagnóstico ambiental de uma indústria de grande porte de
produtos de limpeza e higiene. Nucleus, v. 18, n. 2, p. 143-157, 2021.
ALVES, Gabriela Angélique do Carmo; TERRA, Bianca de Freitas. Educação
Ambiental na educação formal brasileira: uma análise da produção científica. Revista
Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 4, p. 1–16, 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Loyola, 2009.
BRANDI, José Roberto; QUINONES, Eliane Marta; DOS SANTOS, Carlos Lopes.
Reflorestamento e recuperação de matas nativas. Revista Ceciliana, v. 5, n, 2, p. 38-43,
BRASIL. Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981. Brasília, 1981.
______. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Brasília, 1999.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº
, de 6 de junho de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares para a Educação
Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jun. 2012.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do
questionário na pesquisa educacional. Evidências, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.
CODÓ. Lei 1.904, de 23 de setembro de 2021. Codó, 2021.
CORREA, Beatriz Fernandes; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiato;
MACIEL, Nilcéia Ap. Pinheiro. Educação ambiental: Conscientização sobre resíduos
sólidos no contexto Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS. Espacios, v. 36, n. 6,
FERRETTI, Sérgio. Notas sobre o sincretismo religioso no Brasil - modelos, limitações,
possiblidades. Revista Tempo, v. 6, n. 11, jul, 2001.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Maranhão:
Codó. Codó, MA. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/codo/panorama. Acesso em: 20/09/2022.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e
Estados: Codó. Disponível em:<http://ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/codo.html>
Acesso em: 20/09/2022.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. 2. ed. [reimp.]. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MARTINS, Bruna Thamires Antunes; TEIXEIRA, Catarina; SOUSA, Fabrizio Furtado
de. Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na
visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG. REMEA - Revista
Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 3, p. 320-339, 2017.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES,
Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
NOGUEIRA, Pedro A. F.; CARVALHO, Ana K. F.; COSTA, Antonio C. S.; AMORIN,
Louise D. M. Estudo dos impactos ambientais causados pelo plantio exacerbado da
planta nim (Azadirachta indica) na cidade de Encanto-RN. 69ª Reunião Anual da
SBPC - 16 a 22 de julho de 2017 - UFMG - Belo Horizonte/MG, 2017.
REIS, Luiz Carlos Lima dos; SEMÊDO, Luzia Teixeira de Azevedo Soares; GOMES,
Rosana Canuto. Conscientização Ambiental: da Educação Formal a Não Formal.
Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, v. 2, n. 1, p. 47-60,
jan/jun., 2012.
RODRIGUES, Cristina Aparecida Gonçalves; et al. Arborização urbana e produção
de mudas de essências florestais nativas em Corumbá, MS. Corumbá: Embrapa
Pantanal, 2002. 26p. il.
RODRIGUES, Marilice Luzia; OKAWA, Cristhiane Michiko Passos; FONTANA,
Felipe. A importância das matas ciliares para a proteção das nascentes de água: uma
proposta educacional para o terceiro ano do Ensino Fundamental. Revista Sergipana
de Educação Ambiental, v. 8, n. 1, 2021.
ROUCHOU, Joelle. História Oral: entrevista-reportagem x entrevista-história. In:
Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Vol. XXIII, n. 1, jan/jun, 2000.
SALES, Jailson Pinheiro Silva de; HERCULANO, Wyara Cordeiro Valença; SOUSA,
Camila Campêlo de. O impacto da compostagem doméstica em uma comunidade no
município de Codó (MA). Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, e089, 2021.
SANTOS, Jacques Fernandes; SANTOS, Vinícius Silva; LOPES, Érica Bárbara de
Carvalho. Educação ambiental como medida compensadora de impactos ambientais:
análise na consultoria água e terra planejamento ambiental. Revista Científica da
FASETE 2018.1, p. 132-148, 2018.
SANTOS, José Adailton Barbosa dos; SOUSA, Camila Campêlo de; HERCULANO,
Wyara Cordeiro Valença. Ações privadas de reciclagem de resíduos sólidos no
município de Codó (MA): um estudo de casos. Nucleus, v. 18, n. 2, p. 201-209, 2021.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA. Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel
Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Revista Brasileira de
História & Ciências Sociais, Ano I, n. I - Julho de 2009.
SOARES, Francisco Daniel. O papel das mídias sociais na educação ambiental: o
uso do facebook e do youtube. Disponível em:
<https://www.partes.com.br/2018/01/08/o-papel-das-midias-sociais-na-educacao-
ambiental-o-uso-do-facebook-e-do-youtube/ >Acesso em 20 dez. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.