Uso da fotografia como recurso didático para a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p157Palavras-chave:
Educação Ambiental formal, Recursos didáticos imagéticos, Ensino FundamentalResumo
A Educação Ambiental é considerada um tema transversal da Educação, de extrema importância no combate aos impactos ambientais negativos, tornando-se primordial para conservação dos recursos naturais. Dentre os diversos recursos pelos quais pode-se trabalhar a educação ambiental formal, destaca-se o uso de fotografias como tendo grande potencial didático no contexto educacional atual. Este estudo teve como objetivo utilizar fotografias que retratam problemas ambientais como ferramentas didáticas para Educação Ambiental Formal entre estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. Esta pesquisa trata-se de um estudo de casos com aplicação de questionários para docentes e estudantes da Escola Municipal Carlos Henrique Santos Pires, município de Codó (MA). Verificou-se que já é prática a discussão das questões ambientais em sala de aula. Constatou-se que os estudantes têm significativa percepção dos problemas ambientais, identificam e discutem os impactos observados. A Educação Ambiental realizada com a utilização de fotografias traz múltiplas possibilidades de observação e análise dos impactos ambientais, permitindo contextualizar uma temática que apresenta-se como problema a nível global, mas que exige uma abordagem local estratégica, de modo a envolver os estudantes com os problemas que fazem parte de sua realidade e que suas resoluções perpassam o acesso ao conhecimento para transformarem suas realidades socioambientais.
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