The financing of education in the municipalities of Baixada Fluminense in the Covid-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p9

Keywords:

COVID-19, Financing of basic education, Baixada Fluminense Region

Abstract

This article presents a research whose objective was to critically analyze the expenses paid by the 13 municipal governments of the Baixada Fluminense in the context of the covid-19 pandemic, in 2020, with revenues from the minimum percentage linked to the maintenance and development of education. To this end, financial data were collected from reports of the rendering of accounts of the municipal governments sent to the Audit Court of the State of Rio de Janeiro, among other documents. Such data were systematized and analyzed in the light of current legislation to compose the tables that are presented in this research. The results showed that the municipal governments applied revenues from the minimum percentage linked to the MDE in illegal and inadequate expenses for a pandemic context. Moreover, the investments in non-attendance education were short of the needs that presented themselves and, therefore, the governments contributed to the deepening of educational inequalities so present in education, especially in regions with such latent inequalities as the Baixada Fluminense.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Fábio Araujo de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Grupo de Trabalho: Trabalho e Educação do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX) da Faculdade de Educação da UFRJ. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF-UERJ), Pedagogo multihabilitado em gestão escolar pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF-UERJ)

References

ADRIÃO, Tereza; BORGHI, Raquel; DOMICIANO, Cassia Alessandra. Educação Infantil, ensino fundamental: inúmeras tendências de privatização. Retratos da Escola, Brasília-DF, v. 4, n. 7, 2010.

ARRETCHE, Marta. Quem taxa e quem gasta: a barganha federativa na federação brasileira. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 24, pp. 69-85, jun. 2005.

AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA. PEC 23, Securitização e o desvio dos impostos que você paga. Disponível em: <https://auditoriacidada.org.br/live-25-10-pec-23-securitizacao-e-o-desvio-dos-impostos-que-voce-paga/>. Acesso em: 11 dez. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 18 dez. 2021.

______. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições constitucionais Transitórias. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc14.htm Acesso em: 18 dez. 2021.

______. Emenda Constitucional nº 119, de 27 de abril de 2022. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para determinar a impossibilidade de responsabilização dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos agentes públicos desses entes federados pelo descumprimento, nos exercícios financeiros de 2020 e 2021, do disposto no caput do art. 212 da Constituição Federal; e dá outras providências. Brasília/DF, 2022a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 18 mar. 2022.

______. Proposta de Emenda à Constituição nº 13, de 2021. Acrescenta o art. 115 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para determinar que os Estados o Distrito Federal e os Municípios, bem como seus agentes, não poderão ser responsabilizados pelo descumprimento, no exercício financeiro de 2020, do disposto no caput do art. 212 da Constituição Federal. Brasília: MEC, 2021a. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/148543. Acesso em: 12 dez. 2021.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2021.

______. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n o 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n os 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em: 18 dez. 2021.

______. Ministério da Educação. Parecer nº 05, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília-DF, 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 dez. 2021.

______. Ministério da Saúde. Painel de Controle. Atualizado em: 12/07/2022 15:00. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 05 jan. 2022b.

______. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília/DF, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 12 dez. 2021.

______. Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Portaria Conjunta STN/SOF/ME nº 117, de 28 de outubro de 2021. Portaria Interministerial STN/SPREV/ME/MTP nº 119, de 04 de novembro de 2021. Portaria STN nº 1.131, de 04 de novembro de 2021. Parte: Geral, I, II, III, IV e V. 9ª. ed. Brasília: STN - Coordenação geral de contabilidade, 2021b.

______. Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Demonstrativos Fiscais: aplicado à União e aos Estados, Distrito Federal e Municípios: relatório resumido da execução orçamentária / Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional. – 12ª. ed. – Brasília: Secretaria do Tesouro Nacional, Coordenação-Geral de Contabilidade, 2021c.

CALMON, J. Memória Viva da Educação Brasileira. Brasília: MEC/Inep, v. 2, 1991.

CASA FLUMINENSE. Mapa da Desigualdade. <https://www.casafluminense.org.br/wp-content/uploads/2020/07/mapa-da-desigualdade-2020-final_compressed.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2022.

CNM. Confederação Nacional dos Municípios. Nota em defesa da PEC 13/2021 – Mínimo constitucional em Educação. Publicado em 25 de agosto de 2021. Disponível em: <https://www.cnm.org.br>. Acesso em: 28 de abr. 2022.

DAVIES, Nicholas. Educação nas leis orgânicas dos Municípios Fluminenses: pouca originalidade e muita cópia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 857-880, 2010.

EXAME. Primeiro caso de covid-19 no mundo completa dois anos. Matéria publicada em 17/11/2021. Disponível em: <https://exame.com/ciencia/primeiro-caso-de-covid-19-no-mundo-completa-dois-anos/>. Acesso em: 05 jan. 2022.

FINEDUCA. Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação. Depois da destruição da Amazônia, agora querem acabar com a Educação: A PEC 13/2021 do Senado e o calote à educação premiado. Disponível em: <https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2021/09/Manifestacao_entidades_educacao_PEC13_ok.pdf>. Acesso em: 20 de abr. 2022.

FORTES, Alexandre. Dinâmica socioespacial da COVID-19 na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. OpenLab / PPGIHD-UFRRJ, 2020. Disponível em: <https://www.ppgihd-open-lab.com/post/din%C3%A2mica-socioespacial-da-covid-19-na-cidade-do-rio-de-janeiro-e-na-baixada-fluminense>. Acesso em: 20 abr. 2019.

IBGE. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=o-que-e>. Acesso em: 05 jan. 2022.

_____. Cidades. Estimativa população. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 22 de jan. de 2022.

INEP. Resultados do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil. Diretoria de Estatísticas Educacionais. 2020. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2020/apresentacao_pesquisa_covid19_censo_escolar_2020.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2022.

PINTO, Élida Graziane; XIMENES, Salomão Barros. Financiamento dos direitos sociais na Constituição de 1988: do “pacto assimétrico” ao “estado de sítio fiscal”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, p. 980-1003, 2018.

RIO DE JANEIRO (Estado). Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Contas Municipais 2020. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em <http://www.tce.rj.gov.br/consultaprocesso/pesquisa?tipo=municipio>. Acesso em: 11 dez. 2021.

SOUZA, Fábio Araujo de. Os efeitos do Fundeb na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (2007-2020). FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 11, 2021.

Published

2023-02-09

How to Cite

Araujo de Souza, F. (2023). The financing of education in the municipalities of Baixada Fluminense in the Covid-19 pandemic. Educação Em Revista, 24, e023001. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p9