TEACHING SCIENCE AND LIVING THINGS: ANALYSIS OF BNCC AND DIDACTIC BOOKS
análises da BNCC e de livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p163Keywords:
Ensino de ciências, Seres vivos, Anos iniciais, Ensino FundamentalAbstract
The objective is to discuss the approach of the Zoology and Botany contents present in a collection of science textbooks for the first three years of elementary school; to propose criteria to analyze these contents in the books; and to investigate the way in which the subject matter is presented in the BNCC. For this purpose, the theoretical-methodological principles of qualitative research of the documentary type were used. As a result, the following analysis criteria were created: content addressed; explanation of unknown terms; adaptation to the geographical reality; illustration; types of activity; activity related to the topic. It was also observed that the study of the theme "living beings" is based on the external characteristics of animals and plants; that there are issues that imply respect for the diversity of beings and life as a whole; as well as the problematization of emerging themes, such as the extinction of species and the role of human beings in this process. It can also be concluded that there is an alignment of the didactic books with what is published in the BNCC.
Downloads
References
ANPED. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. ANPEd e a BNCC: luta, resistência e negação, 2018. Disponível em: https://www.anped.org.br/content/anped-e-bncc-luta-resistencia-e-negacao. Acesso em: 19 jan. 2022.
AULER, Décio. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
BARBOZA, Renato. MELONI, Reginaldo Alberto. A disciplina de história natural no século XIX: um estudo dos objetos de ensino. Pedagog. Foco, v. 13, n. 10, p. 35-45, 2018. Disponível em: https://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/416/309. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília, DF: MEC, 1998.
CAROLA, Carlos Renato Carola; CONSTANTE, Cátia Elaine. Antropocentrismo pedagógico e naturalização da exploração ambiental no ensino de ciências (Brasil, 1960-1970). REMEA, v. 32, n. 01, p. 358-379, 2015.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, v.1, n. 22, p. 89-100, 2003.
DESCARTES, René. Discurso sobre o método. Tradução Marcos Alan Neil
Ditchfield. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FERREIRA, Felipe Silva; BRITO, Samuel Vieira; RIBEIRO, Samuel Cardozo;
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências
humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2008.
GÜLLICH, ROQUE ISMAEL DA COSTA. A botânica e seu ensino: história, concepções e currículo. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Ijuí/RS, 2003.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 03, p. 45-61, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 jan. 2022.
MOHR, Adriana. Análise do conteúdo de ‘saúde’ em livros didáticos. Ciência & Educação, v. 6, n. 2, p. 89-106, 2000.
SALES, Débora Lima; ALMEIDA, Waltécio de Oliveira. A zoologia e a botânica do ensino médio sob uma perspectiva evolutiva: uma alternativa de ensino para o estudo da biodiversidade. Cad. Cult. Ciênc. v.2, n. 1, p. 58-66, 2008. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/cadernos/article/viewFile/19/19-59-2-PB?. Acesso em: 07 jan. 2022.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: um compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2010.
SILVA, Leda Leonardo; LUNGOV, MÔNICA; FUNARI, Raquel dos Santos. Aprender juntos: ciências, história e geografia: 1° ano. 2 ed. São Paulo, SP: Edições SM, 2017a.
SILVA, Leda Leonardo; LUNGOV, MÔNICA; FUNARI, Raquel dos Santos. Aprender juntos: ciências, história e geografia: 2° ano. 2 ed. São Paulo, SP: Edições SM, 2017b.
SILVA, Leda Leonardo; LUNGOV, MÔNICA; FUNARI, Raquel dos Santos. Aprender juntos: ciências, história e geografia: 3° ano. 2 ed. São Paulo, SP: Edições SM, 2017c.
SILVA, Patrícia Gomes Pinheiro da. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.
VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992.
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Brasília, DF: Editora Plano, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.