O uso de jogos didáticos para a prevenção de ISTs na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p121Keywords:
Doenças sexualmente transmissíveis, Saúde Pública, Jogos DidáticosAbstract
Sexually transmitted changes (STIs) are a serious public health problem in the country and young people are more vulnerable to these changes, making it necessary to raise awareness among this public. Teaching researchers affirm that the use of educational games has been one of the most used strategies for students to understand school content in a cited way. The present work addressed the prevention of sexually transmitted infections (STIs) through educational games, in school-age adolescents. A bibliographic search was carried out on the Capes Journals Portal and on Google to search for educational articles and websites that addressed the research topic. There was also a survey of educational games used as practical activities in the classroom, made with materials of easy access and low cost and whose objective is to work on the content of ISTs. The researched authors describe that practical activities with low-cost materials arouse great interest and assimilation of content among students, constituting a facilitating didactic tool to be used by schools for the prevention of STIs in adolescence, since the information greater use of protective sex is guaranteed.
Downloads
References
BARBOSA, S. M.; DIAS, F. L. A.; PINHEIRO, A. K. B.; PINHEIRO, P. N. C.; VIEIRA, N. F. C. Jogo educativo como estratégia de educação em saúde para adolescentes na prevenção às DST/AIDS. Revista Eletrônica de Enfermagem [Internet], v. 12, n. 2, p. 337-41, 2010.
BEZERRA, E. P.; TORRES, C. A.; BARROSO, M. G. T. Dialogando com professores na escola sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. Revista Rene, v. 9, n. 4, p. 151-57, 2008.
BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos. 6. ed. rev. São Paulo, 2001.
EISENSTEINS, E. Adolescência: Definições, conceitos e critérios. Adolescência & Saúde, v. 2, n. 2, p. 6-7, 2005.
FAÇANHA, M. C. et al. Conhecimento sobre reprodução e sexo seguro de adolescentes de uma escola de ensino médio e fundamental de Fortaleza. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. v.16, n. 2, p. 5-9, 2004.
GONTIJO, D. T. et al. Validação do jogo digital PREVINIX para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, v. 4, n. 2, p. 163-178, 2019.
GRANDO, R.C. O conhecimento Matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Campinas: Universidade de Campinas. Tese de Doutorado, 2000. 183 p.
MARTINS, D. C. et al. Comportamento sexual e infecções sexualmente transmissíveis em mulheres de apenados. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 26, e3043, 2018.
MARTINS; L. B. M.; COSTA, L. H. S.; PAIVA, M. J. D. O.; SOUSA, M. H.; PINTO-NETO, A. M.; TADINI, V.. Fatores associados ao uso de preservativo masculino e ao conhecimento sobre DST/AIDS em adolescentes de escolas públicas e privadas do Município de São Paulo. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 315-323, 2006.
MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. O que são IST?. Disponível em:< http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist#:~:text=As%20Infec%C3%A7%C3%B5es%20Sexualmente%20Transmiss%C3%ADveis%20(IST,uma%20pessoa%20que%20esteja%20infectada.>. Acesso em: 29 nov. 2020.
OPAS. A cada dia, há 1 milhão de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis curáveis. Disponível em: < https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5958:a-cada-dia-ha-1-milhao-de-novos-casos-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-curaveis&Itemid=812> Acesso em: 20/02/2021.
SANTOS, L. H. EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Construindo uma unidade didática; proposta de ensino “falando de sexo”. 2019. TCC (Pós-Graduação) – Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de pelotas do Rio grande do sul, Pelotas, 2019.
TAQUETTE, S. R. Sexualidade na adolescência. IN: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde do adolescente: competências e habilidades. Brasília: Ministério da Saúde. 2008. 754p. (Série B. Textos Básicos de Saúde.
WEREBE, M. J. G. Sexualidade política e educação. 1. ed. Campinas: Autores associados, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.