A construção do currículo de Língua Portuguesa no cotidiano

um estudo sobre o trabalho com gêneros textuais no Ensino Médio

Authors

  • Emanuele de Souza Pacheco Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p27

Keywords:

Currículo, Língua portuguesa, Gêneros textuais

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar como se constrói o currículo de português no cotidiano do ensino médio quanto ao trabalho com gêneros textuais. Para atingi-lo, fizemos um percurso em que procuramos perscrutar, por meio da observação de aulas: como a docente investigada seleciona os gêneros textuais abordados em sala de aula; que metas de aprendizagem traça ao trabalhar com esses objetos de saber; que procedimentos e estratégias didáticas adota para ensiná-los. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho indiciário, com uma professora de uma turma de 2º ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Os resultados nos deram indícios de que a política de incentivo à pesquisa parece influenciar a prática de ensino da professora, de modo que sua formação acadêmica, confluente com uma perspectiva sociointeracionista da língua, tende a levá-la a uma abordagem dos gêneros como prática social, mais do que como conteúdos em si mesmos. Concluímos também que a docente hibridiza elementos diversos, como sua história de vida, seu percurso acadêmico, o currículo prescrito/oficial, o perfil e a demanda dos alunos, no intuito de alcançar os objetivos que lhe parecem pertinentes no trabalho com os gêneros textuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Emanuele de Souza Pacheco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017); licenciada em Letras pela mesma universidade; professora da educação básica e do ensino superior da Rede SESI-SP.

  • Lívia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004); professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Educação – Departamento de Ensino e Currículo e Programa de Pósgraduação em Educação).

References

AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. da G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2000.

ANDRÉ, M. E. A. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 45, p. 66-71, 1983.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BALL, S. La micropolitica de la escuela: hacia uma teoria de la organización escolar. Barcelona: Paidós, 1989.

BALL, S. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BARROS, D. L. P. de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. (org.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Mikhail Bakhtin. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 1-9.

BRANDÃO, H. H. N. Textos, gêneros do discurso e ensino. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000, p. 17-25.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. IFXX. Organização Acadêmica Institucional. XXXX: 2014.

CATANI, D. B. et al. História, memória e autobiografia na pesquisa educacional e na formação. In: CATANI, D. B. et al. (org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo, Escrituras, 1997, p. 13-47.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens. 5. ed. São Paulo: Atual, 2009, vol. 6º e 7º anos.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2ed. São Paulo: Contexto, 2011.

COX, M. I. P.; SILVA, M. M. As linhas mestras do novo paradigma de ensino de língua materna. Polifonia, Cuiabá, n. 05, p. 27-48, 2002.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

GONÇALVES, F. C. Concepções de professores sobre gêneros textuais/discursivos na escola. In: Congresso de educação básica: aprendizagem e currículo, Florianópolis: Prefeitura Municipal de Florianópolis. 2012, p. 1-10. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.58.37.aaac733f241057eb6e0c352c38a749b3.pdf. Acesso 01.mar.2021.

LOPES, A. C. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p.50-64, jul.-dez. 2005.

LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

NÓVOA, A. Professor se forma na escola. [Entrevista concedida a] Paola Gentile. Revista Nova Escola, São Paulo, maio de 2001. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/179/entrevista-formacao-antonio-novoa#. Acesso: 11.mar.2021.

PAIVA, E. V.; FRANGELLA, R. C. P.; DIAS, R. E. Políticas curriculares no foco das investigações. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p. 241-269.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender o ensino na escola: modelos metodológicos de investigação educativa. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 99-115.

RIBEIRO, L. F. Mulheres de papel: um estudo do imaginário em José de Alencar e Machado de Assis. Niterói: EDUFF, 1996.

RODRIGUES, R. H. Análise de gêneros do discurso na teoria bakhtiniana: algumas questões teóricas e metodológicas. In: Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 2, p. 415-440, jan./jun. 2004.

ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: BONINI, A. et al. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 184 a 207.

SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOARES, M. Português na escola – história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002, p. 155-177.

SOUZA, S. L.; FREITAS, S. Z. Entre o discurso e a prática: análise de gêneros textuais em um livro didático de português como língua materna. Via Litterae. Anápolis, v. 4, n. 2, p. 299-316, jul./dez. 2012.

SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 341-377, jan.-jun. 2008.

Published

2021-08-13

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Pacheco, E. de S., & Suassuna, L. (2021). A construção do currículo de Língua Portuguesa no cotidiano: um estudo sobre o trabalho com gêneros textuais no Ensino Médio. Educação Em Revista, 22(2), 27-46. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p27