Machismo e violência de gênero: “imagina na copa”
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21esp.05.p55Palavras-chave:
Violência simbólica, Gênero, DenúnciaResumo
O presente artigo apresenta uma denúncia relacionada ao fetiche sexual envolvido em um dos espetáculos mais machistas vividos pela cultura brasileira nos últimos tempos, conforme o registrado em vídeo. O país sede da Copa do Mundo de Futebol 2018 (Rússia), proíbe que mulheres trabalhem em mais de quatrocentas profissões; enquanto isso, no Brasil, parece haver uma enorme dificuldade de enxergar os assediadores como homens adultos, plenamente capazes e responsáveis por suas atitudes que são tratados, inclusive pela mídia, como “garotos” que estavam “brincando” e “não sabiam o que estavam fazendo”.
Recebido em:15/06/2019.
Aprovado em: 05/02/2020.
Downloads
Referências
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 40ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FRASER, N. A Justiça Social na Globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Trad. por TAVARES, Teresa. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, nº63, outubro de 2002.
______. Reconhecimento sem Ética? Revista Lua Nova, São Paulo. n. 70, 2007.
______. Mapeando a Imaginação Feminista: da redistribuição ao reconhecimento e à representação. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, 15(2): 240, mai./ago. 2007.
NOVAES, J. V. Beleza e feiura: corpo feminino e regulação social. In: DEL PRIORE, M.; AMATINO, M. (orgs.). História do corpo no Brasil. São Paulo: Ed. UNESP, 2011.
RIBEIRO, D. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.
TIBURI, M. Os ventríloquos e a “buceta rosa”: sobre as astúcias e as lacunas cognitivas do machismo. Revista CULT. 28 jun 2018. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/machismo-buceta-rosa-russa/. Acesso em 05 jul 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.