AS MULHERES E O DIREITO À CIDADE

GÊNERO E ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Ana Paula Cabral SADER Centro Universitário Toledo
  • Márcio Fernando GOMES Centro Universitário Toledo
  • Jamilly Nicácio NICOLETE FUNEPE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20esp.08.p99

Palavras-chave:

Direito à cidade, Mulheres e espaços públicos, Práticas socioespaciais

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir a ocupação da cidade enquanto direito humano, associado aos ideais de liberdade e igualdade. A partir de uma revisão bibliográfica e da análise de notícias atuais, percebemos os espaços públicos como pouco democráticos, especialmente para as mulheres. Pensando a cidade como um espaço dinâmico, é urgente que se repense a necessidade da universalização dos direitos de ocupação de cada espaço, sem discriminação, o que nos levaria a acreditar, de forma mais efetiva, em uma maior possibilidade de alcançarmos também igualdade de oportunidades. O que percebemos, lamentavelmente, é que a movimentação das mulheres nas cidades é bem menos linear. Repensar o pensamento dominante e o direito à cidade rumo à igualdade e diversidade, considerando também a própria acessibilidade à cidade e seus diferentes espaços é parte salutar das reflexões que apresentamos.

Recebido em: 18/06/2019.
Aprovado em: 25/08/2019.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Cabral SADER, Centro Universitário Toledo

    Docente e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Toledo, Araçatuba/SP, Brasil.

  • Márcio Fernando GOMES, Centro Universitário Toledo

    Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Toledo, Araçatuba/SP, Brasil.

  • Jamilly Nicácio NICOLETE, FUNEPE

    Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Fundação Educacional de Penápolis/ FUNEPE, Penápolis/SP, Brasil.

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Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SADER, A. P. C., GOMES, M. F., & NICOLETE, J. N. (2019). AS MULHERES E O DIREITO À CIDADE: GÊNERO E ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA. Educação Em Revista, 20, 99-110. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20esp.08.p99