Aprendizagem da criança: relação entre a BNCC e a Teoria Histórico Cultural
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.02.p9Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Teoria Histórico CulturalResumo
O artigo aborda o processo de aprendizagem da criança de acordo com Base Nacional Comum Curricular e como a Teoria Histórico Cultural explica esse processo, especificamente analisa os pontos em comuns e ou divergentes no que diz respeito a educação dos pequenos. Compreende-se que o conceito de criança passou por diferentes caracterizações e ou descrições ao longo da história da humanidade. Os resultados apontam que, de certa forma, esse conceito era definido de acordo com o contexto histórico, social e político quando a elaboração das legislações vigentes em cada período da história. No Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, foram institucionalizados direitos para a criança, dentre eles, o direito à educação e, baseado nessa lei, outras foram sendo implementadas até o que se tem na atualidade: a Base Nacional Comum Curricular, uma normativa que reconhece a criança em suas múltiplas etapas de aprendizagem, porém, não esclarece o que fazer de fato para que a criança aprenda e se desenvolva de forma integral, um dos princípios da Teoria Histórico Cultural.
Recebido em: 29/02/2020.
Aprovado em: 28/04/2020.
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