A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM O ÊXITO E COM O FRACASSO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9348Palavras-chave:
formação de professores, aprendizagem docente, melhoria da aprendizagemResumo
Este artigo busca estabelecer relações entre a formação de professores e a melhoria da aprendizagem, frente à constatação de que, ao longo da década da Ed11cação para Todos, não houve uma melhoria significativa das condições de aprendizagem para as crianças, jovens e adultos e não foram alcançadas as metas estabelecidas em 1990. Ainda que o lema dos anos 90 tenha sido mel/1ornr a aprendizagem, boa parte das medidas adotadas, nas últimas décadas, sobre os processos de transformação educativa desconheceu, subestimou ou sustentou apenas de forma retórica o papel dos docentes. A concretização desse propósito, se se pretende relevante, não pode excluir os professores e ignorar a sua formação, posto que não é possível melhorar a aprendizagem dos alunos sem melhorar a aprendizagem de seus professores.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.