Cinema e Deleuze: atravessamentos possíveis no Ensino Superior e na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n1.05.p61Palavras-chave:
Cinema, Deleuze, Educação, PensamentoResumo
O presente estudo compartilha algumas proposições e experimentações com o cinema em uma disciplina da pós-graduação em Educação, e no espaço da escola com estudantes do Ensino Fundamental, anos finais. Fez-se um recorte das leituras e movimentos realizados a partir das experiências com três narrativas fílmicas: “O preço do amanhã” (2011), “Medianeras” (2011) e “O doador de memórias” (2014), friccionados às noções que o filósofo Gilles Deleuze propôs sobre o cinema. Enquanto processo metodológico adotou-se a garimpagem como possibilidade de produção dos dados e desta escrita, pois recolhemos e problematizamos os elementos que nos afetaram no decorrer dos encontros, como: falas, leituras, fragmentos dos filmes e escritas, para pensar a concepção de cinema na educação. O movimento proposto foi olhar para os filmes como mobilizadores do pensamento, ao situar como problemática a questão – como as imagens fílmicas podem acionar o pensamento e produzir escritas para pensar a educação? Como resultado apresentamos as produções de sentido ativadas pelos estudantes e pelas pesquisadoras a partir das três películas, como um modo de pensar, mas também de olhar para as imagens nas suas distorções, em suas incipiências, não na busca de uma verdade, de uma essência, mas na medida em que ver é permitir ir além do campo visível, em que ver é movimentar o pensamento e também criar.
Recebido em: 05/01/2019.
Aprovado em: 21/02/2019.
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Referências
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Filmografias
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Medianeras. Direção de Gustavo Taretto. Argentina. 2011. 95 min.
O doador de memórias. Direção de Phillip Noyce. Estados Unidos. 2014. 97 min.
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