FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REVELANDO RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE E ATUAÇÃO COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.02.p9Palavras-chave:
Identidade, Educação Infantil, Formação de Professores.Resumo
Este texto origina-se de uma pesquisa de mestrado concluída. O estudo foi desenvolvido em um Projeto de Extensão Universitária de formação permanente e em contexto para profissionais que atuam na Educação Infantil em um município do interior do estado de São Paulo. A pesquisa objetivou conhecer e compreender possíveis relações entre identidade e atuação/fazeres de profissionais da Educação Infantil. De abordagem qualitativa, utilizou o grupo focal, realizado com 16 participantes do Projeto. A análise dos dados foi inspirada na análise de conteúdo. Neste texto, apresentamos resultados referentes à diretriz “Identidade”. Dentre os resultados, destacamos a relação entre saberes/ identidade/ atuação profissional. A identidade de cada um impacta a atuação profissional, considerando o jeito de ser, preferências, gostos, experiências, saberes. Esses resultados afirmam a importância de uma formação continuada de professores que inclua também as histórias de vida dos/as professores/as em exercício, considerando que os/as educadores/as são professores/as e pessoas e que suas identidades alimentam sua atuação profissional.
Recebido em: 31/08/2017.
Aprovado em: 24/07/2018.
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