SONO E SEUS INTERFERENTES NA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.07.p95Palavras-chave:
Aprendizagem, Sono, MemóriaResumo
O artigo resulta de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, em obras e autores que têm se preocupado com abordar o assunto sono e sua relação com a aprendizagem. O objetivo é demonstrar como o sono interfere ou estabelece diferentes interfaces com a aprendizagem. A intensificação de estudos sobre o tema está ancorada nas descobertas de novas tecnologias de estudo do cérebro e nos conhecimentos oriundos de diferentes áreas que se preocupam com o estilo de vida do ser humano na sociedade contemporânea. O conhecimento dos efeitos positivos do sono ou das consequências de sua ausência ou qualidade inadequada é imprescindível para pais e educadores poderem auxiliar seus filhos e estudantes a dormir mais e melhor, consequentemente predisporem das condições para aprenderem mais e ter qualidade de vida.
Recebido em: 05/05/2017.
Aprovado em: 10/09/2018.
Downloads
Referências
BADDELEY, A. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.
GAMA, M. A. Outros riscos psiquiátricos e de saúde mental. In: ABREU, C. Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 125-134.
HUFFINGTON, A. S. A terceira medida do sucesso. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.
LILI MIN et al. (Orgs.) Tecla Sapiens: Neurociência para todos. Campinas: CurtNimuendajú, 2013.
LOCKE, J. Alguns pensamentos sobre educação. Portugal: Almeida, 2012.
LOUZADA, F. M. Atrasados e sonolentos. Mente e Cérebro. São Paulo, v. 14, nº. 170, p.50-57, mar. 2007.
MORA, F. Continuum: como funciona o cérebro? Porto Alegre: Artmed, 2004.
NEVES, G. S. M. L. et al. Transtornos do sono: visão geral. Revista Brasileira de Neurologia, v. 49, n.2, p. 57-71, abr./jun. 2013.
RIBEIRO, S. Sonhos e memória. Mente e Cérebro. São Paulo, v. 14, n. 170, p. 40-47, mar. 2007.
RIBEIRO, S. Sonhos podem prever o futuro. Mente e Cérebro. São Paulo, v. 20, nº 256, p. 22-29, maio 2014.
RIBEIRO, C. R. F.; SILVA, Y. M. P. da; OLIVEIRA, S. M. C. de. O impacto da qualidade do sono na formação médica. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Acre, v.1, n.12, p.8-14, jan./mar., 2014.
RICH, M. As mídias e seus efeitos na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes: reestruturando a questão da era digital. In: ABREU, C. Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 31-48.
SILVA, E. C. da; TING, E. Tecnoestresse e o cérebro em desenvolvimento. In: ABREU, C. Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 234-242.
SOUSA, I. C. de; FERREIRA, D. L. Relação entre as pesquisas sobre o sono e a escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas/SP. Anais. Campinas: Unicamp, 2011, p. 1-9. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/listaresumos.htm Acesso em: 4 de junho de 2014.
STICKGOLD, R.; ELLENBOGEN, J. Dormir e Lembrar. Mente e Cérebro, São Paulo, v. 16, nº 191, p. 30-37, dez. 2008.
TODESCHINI, M. Especial Dormir para aprender. Veja. São Paulo, abril, Edição 2035, 21 de novembro de 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.