EDUCAÇÃO INTEGRAL: ENTRE O PASSADO E O FUTURO

Autores

  • RENATA PORTELA RINALDI Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • NEIVA SOLANGE DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.07.p121

Palavras-chave:

Educação integral, Educação básica, Política educacional.

Resumo

No Brasil vem crescendo nos últimos anos os estudos sobre a temática da educação integral, especialmente após a criação do Programa Mais Educação que emerge no bojo do debate de políticas públicas como o “Compromisso Todos pela Educação” que previa a implementação da educação integral em jornada
ampliada. Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre o tema, da sua compreensão como conceito à complexidade da análise de sua configuração ao longo do tempo em seus aspectos de ampliação da jornada e a natureza da configuração da escola pública de tempo integral no Brasil. Realizou-se um estudo, a partir da pesquisa bibliográfica e documental em bases de dados nacionais, em que se objetiva dar destaque a um debate a despeito dos modelos assumidos, sobre divergências e similitudes nas construções teóricas sobre o tema. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações teóricas e políticas que resultaram no avanço da implantação e implementação da educação integral no cenário brasileiro atualmente.

Recebido em: 15/12/2016.
Aprovado em: 08/02/2017.

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Biografia do Autor

  • RENATA PORTELA RINALDI, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente
    Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação. Endereço eletrônico: renata.rinaldi@fct.unesp.br

  • NEIVA SOLANGE DA SILVA

    Mestre em Educação. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Araçatuba. Endereço eletrônico: neiva_lee@hotmail.com

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Publicado

2017-03-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RINALDI, R. P., & SILVA, N. S. D. (2017). EDUCAÇÃO INTEGRAL: ENTRE O PASSADO E O FUTURO. Educação Em Revista, 18(1), 121-138. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.07.p121