O PAPEL DO DEVER DE CASA EM FAMILIAS DE CLASSES POPULARES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.05.p65Palavras-chave:
família-escola, dever de casa, classes popularesResumo
O objetivo deste estudo é discutir e analisar a relação família-escola num contexto de classes populares, por meio da reflexão sobre o papel do dever de casa. A pesquisa realizou-se numa escola pública de um bairro periférico da cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O estudo seguiu a metodologia do tipo estudo de caso, o material empírico da pesquisa originou-se de dados do questionário, documentos escolares e observações realizadas no contexto escolar, analisados a partir de perspectiva sociológica bourdieusiana. As condições objetivas e dinâmicas familiares (disponibilização do tempo e formas de capitais) refletiram na concepção do dever de casa para a família e para o aluno, como uma tomada de consciência do valor do capital cultural e de estratégias na constituição do habitus estudantil em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Recebido em: 12/01/2017.
Aprovado em:07/09/2018.
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