O PAPEL DO DEVER DE CASA EM FAMILIAS DE CLASSES POPULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.05.p65

Palavras-chave:

família-escola, dever de casa, classes populares

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir e analisar a relação família-escola num contexto de classes populares, por meio da reflexão sobre o papel do dever de casa.  A pesquisa realizou-se numa escola pública de um bairro periférico da cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O estudo seguiu a metodologia do tipo estudo de caso, o material empírico da pesquisa originou-se de dados do questionário, documentos escolares e observações realizadas no contexto escolar, analisados a partir de perspectiva sociológica bourdieusiana. As condições objetivas e dinâmicas familiares (disponibilização do tempo e formas de capitais) refletiram na concepção do dever de casa para a família e para o aluno, como uma tomada de consciência do valor do capital cultural e de estratégias na constituição do habitus estudantil em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Recebido em: 12/01/2017.
Aprovado em:07/09/2018.

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Biografia do Autor

ADRIANA ESPINDOLA BRITEZ, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). E-mail: adri.pgjv@gmail.com

JACIRA HELENA DO VALLE PEREIRA ASSIS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atua como docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

 

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

BRITEZ, A. E., & ASSIS, J. H. D. V. P. (2018). O PAPEL DO DEVER DE CASA EM FAMILIAS DE CLASSES POPULARES. Educação Em Revista, 19(2), 65–82. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.05.p65

Edição

Seção

Artigos