FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA A ATUAÇÃO DE ORIENTADORES DE ESTUDO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.04.p39Palavras-chave:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Metodologias ativas de aprendizagem. Educação continuada de professores. Práticas de educação continuada.Resumo
Este artigo apresenta as percepções de Orientadores de Estudos acerca da formação oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Governo Federal do Brasil, destinado à formação de docentes alfabetizadores. Destaca-se na análise a metodologia adotada durante os encontros presenciais que fez uso da problematização de situações do cotidiano escolar para o desenvolvimento dos
conteúdos do programa. O estudo realizado envolveu 165 participantes provenientes de 78 municípios do Estado de São Paulo. Os resultados demonstram que, para além dos conteúdos conceituais, os participantes valorizam aspectos da metodologia adotada, tais como: trabalho em grupo, relação entre teoria e prática, troca de experiências e saberes docentes.
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