ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Angela Rossini VIANA, Giomar VIANA, Ari SCHWANS, Vitor Afonso HOEFLICH

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3563

Palavras-chave:

Matemática, Alternativas de Ensino, Gestão Pública

Resumo

O ensino da matemática, na maioria das escolas públicas, se dá somente com a utilização de fórmulas matemáticas, despertando pouco interesse por parte dos alunos envolvidos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar algumas técnicas que podem ser aplicadas em sala de aula como alternativas para que o professor possa despertar o interesse dos alunos em conhecer e estudar a disciplina, mudando a rotina de sala de aula. Para tanto, utilizou-se a metodologia pesquisa participante e análise comparativa a partir de um estudo de caso, aplicando tais técnicas durante a exposição de conteúdos em sala de aula em alunos do ensino fundamental de uma escola pública, de modo a veriicar se as técnicas propostas resultam em maior estímulo aos alunos e ao docente no ambiente de ensino da matemática. Os resultados evidenciam que a partir do uso de atividades lúdicas se torna possível despertar mais interesse aos alunos, pois a disciplina passa a se caracterizar a partir de uma nova forma de aprendizado. Por outro lado, também evidencia a necessidade de maior atuação por parte dos gestores públicos, de forma que estes propiciem um ambiente mais interativo entre professor-aluno, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem no ensino da matemática.

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Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vitor Afonso HOEFLICH, A. R. V. G. V. A. S. (2021). ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS. Educação Em Revista, 14(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3563