ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3563Palavras-chave:
Matemática, Alternativas de Ensino, Gestão PúblicaResumo
O ensino da matemática, na maioria das escolas públicas, se dá somente com a utilização de fórmulas matemáticas, despertando pouco interesse por parte dos alunos envolvidos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar algumas técnicas que podem ser aplicadas em sala de aula como alternativas para que o professor possa despertar o interesse dos alunos em conhecer e estudar a disciplina, mudando a rotina de sala de aula. Para tanto, utilizou-se a metodologia pesquisa participante e análise comparativa a partir de um estudo de caso, aplicando tais técnicas durante a exposição de conteúdos em sala de aula em alunos do ensino fundamental de uma escola pública, de modo a veriicar se as técnicas propostas resultam em maior estímulo aos alunos e ao docente no ambiente de ensino da matemática. Os resultados evidenciam que a partir do uso de atividades lúdicas se torna possível despertar mais interesse aos alunos, pois a disciplina passa a se caracterizar a partir de uma nova forma de aprendizado. Por outro lado, também evidencia a necessidade de maior atuação por parte dos gestores públicos, de forma que estes propiciem um ambiente mais interativo entre professor-aluno, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem no ensino da matemática.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.