A COVID-19 E O IMPACTO NA ROTINA DAS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO: percepção dos professores
A COVID-19 E O IMPACTO NA ROTINA DAS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25n.e024013Palavras-chave:
COVID-19, Retorno à escola, Saúde escolarResumo
A pandemia da COVID-19 estimulou pesquisadores e gestores públicos a adotarem diversas estratégias para conter a propagação do vírus SARS-Cov-2, incluindo o fechamento de escolas, que manteve crianças, adolescentes e professores afastados do ambiente escolar por mais de um ano. Este estudo, realizado no Estado do Rio de Janeiro, teve como objetivo avaliar a percepção de professores do ensino fundamental e médio sobre o retorno escolar durante a pandemia. Metodologia: Estudo transversal realizado de 09/11 a 23/12/2020, com professores, de escolas públicas e particulares, que lecionavam para crianças entre 6-18 anos, no ensino fundamental ou médio, através de um formulário eletrônico. Os dados foram processados pelo software Iramuteq. Resultados: Três principais áreas temáticas foram destacadas: o impacto da pandemia na educação, as preocupações dos professores com o contágio e prevenção da COVID-19, e a inadequada estrutura das escolas públicas. Conclusão: A pesquisa enfatiza a necessidade de atenção governamental tanto na educação quanto na saúde pública, abordando questões como biossegurança, medidas preventivas, promoção da saúde e capacitação dos educadores. É imperativo reformular medidas de melhoria na estrutura escolar, visando preparação antecipada para enfrentar potenciais futuras pandemias e crises sanitárias, garantindo um ambiente educacional seguro e eficaz para alunos e professores.
Downloads
Referências
BAYHAM, J.; FENICHEL, E. P. Impact of school closures for COVID-19 on the US health-care workforce and net mortality: a modelling study. The Lancet. Public Health, v. 5, n. 5, p. e271–e278, maio 2020.
BRASIL, M. DA SAÚDE. National Plan for the Operationalization of Vaccination Against Covid-19. Ministerio da Saúde, , 15 mar. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marco/23/plano-nacional-de-vacinacao-covid-19-de-2021>
CAMARGO, B.; JUSTO, A. Tutorial for using the software (R interface pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Laboratory of Social Psychology of Communication and Cognition, , 2018. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/IRaMuTeQ%20Tutorial%20translated%20to%20English_17.03.2016.pdf>
DIALLO, I. et al. Unintended consequences of implementing non-pharmaceutical interventions for the COVID-19 response in Africa: experiences from DRC, Nigeria, Senegal, and Uganda. Globalization and Health, v. 19, n. 1, p. 36, 6 jun. 2023.
DONG, Y. et al. Epidemiology of COVID-19 Among Children in China. Pediatrics, v. 145, n. 6, p. e20200702, jun. 2020.
FONSECA, E. M. DA et al. Political discourse, denialism and leadership failure in Brazil’s response to COVID-19. Global Public Health, v. 16, n. 8–9, p. 1251–1266, set. 2021.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019.
GALHARDI, C. P. et al. Fact or Fake? An analysis of disinformation regarding the Covid-19 pandemic in Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4201–4210, out. 2020.
GARCIA, L. P.; DUARTE, E. Nonpharmaceutical interventions for tackling the COVID-19 epidemic in Brazil. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, p. e2020222, 9 abr. 2020.
GETTINGS, J. et al. Mask Use and Ventilation Improvements to Reduce COVID-19 Incidence in Elementary Schools — Georgia, November 16–December 11, 2020. Morbidity and Mortality Weekly Report, v. 70, n. 21, p. 779–784, 28 maio 2021.
LANCKER, W. V.; PAROLIN, Z. COVID-19, school closures, and child poverty: a social crisis in the making. The Lancet Public Health, v. 5, n. 5, p. e243–e244, 1 maio 2020.
LOUBÈRE, L.; RATINAUD, P. Documentation IRaMuTeQ 0.6 alpha 3 version 0.1. 2014. Disponível em: <<http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/documentation_iramuteq_21_12_2013.p df> Acesso em 02/04/2016.>.
MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L’analyse de similitude appliqueé aux corpus textueles: les primaires socialistes pour l’election présidentielle française. I. . Em: 11EME JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES. Liège, Belgique: JADT, 2012.
MARQUES, J. D. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA OU SEGREGADORA? Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. 4, p. 428–441, 14 dez. 2020.
MELNICK, H. et al. Reopening Schools in the Context of COVID-19: Health and Safety Guidelines From Other Countries(policy brief). Learning Policy Institute, p. 13, maio 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 24 dez. 2020.
MUNRO, A. P. S.; FAUST, S. N. Children are not COVID-19 super spreaders: time to go back to school. Arch Dis Child, p. 618–619, 2020.
OLIVEIRA, V. H. N. “O ANTES, O AGORA E O DEPOIS”: ALGUNS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 19–25, 2020.
PESSANHA. Meio século em sala de aula: histórias de pessoas, de cultura escolar e de currículo. Campo Grande, MS: Oeste, 2015.
POSFAY-BARBE, K. M. et al. COVID-19 in Children and the Dynamics of Infection in Families. Pediatrics, v. 146, n. 2, p. e20201576, 1 ago. 2020.
PRONKO, M. Educação Pública em tempos de Pandemia. in: Silva, Letícia Batista; Dantas, André Vianna. Crise e pandemia: quando a exceção é regra geral. Rio de Janeiro: EPSJV. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2020.
RODRIGUES, D. S. et al. Corruption and mismanagement in spending on education: socioeconomic and political factors. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 301–320, 15 maio 2020.
ROTHSTEIN, R.; OLYMPIA, R. P. School Nurses on the Front Lines of Healthcare: The Approach to Maintaining Student Health and Wellness During COVID-19 School Closures. Nasn School Nurse (Print), v. 35, n. 5, p. 269–275, set. 2020.
SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq: compilação, organização e notas. In: Iramuteq.org. , 31 mar. 2017. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-mariaelisabeth-salviati.>. Acesso em: 21 maio. 2020
SOPERJ. SOPERJ e a volta às aulas. SOPERJ, 2020. Disponível em: <http://soperj.com.br/soperj-e-a-volta-as-aulas/>. Acesso em: 24 set. 2021
THE LANCET CHILD & ADOLESCENT HEALTH. Pandemic school closures: risks and opportunities. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, n. 5, p. 341, 1 maio 2020.
UNESCO. International Commission releases Joint Statement on Education and the COVID-19 crisis. Disponível em: <https://en.unesco.org/futuresofeducation/news/international-commission-releases-joint-statement-education-and-covid-19-crisis>. Acesso em: 6 maio. 2021.
UNESCO, U. N. E., Scientific and Cultural Organization; WHO, W. H. O. Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. Brasilia: UNESCO, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.