Princesa Kevin

uma leitura literária em diálogo com as questões de gênero

Autores

  • Letícia KONDO Unesp
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023013

Palavras-chave:

Educação emancipadora. Gênero. Dialogia.

Resumo

A literatura infantil é capaz de desvelar mundos aos pequenos e colocá-los em contato com o mais profundamente humano. Reconhecer o valor dos enunciados verbais e visuais presentes nas obras literárias e promover espaços para que a leitura possa ser um verdadeiro encontro de vozes, promotora das pluralidades de sujeitos, é essencial para a educação emancipadora, ou seja, aquela preocupada com a formação de homens e mulheres capazes de transpor padrões de sujeição. Deste modo, o presente texto busca estabelecer um diálogo entre as questões de gênero, a forma como o mundo está organizado pelos padrões patriarcais, e a obra literária ilustrada Princesa Kevin. Para tanto, foram recuperadas categorias da filosofia da linguagem propostas pelos russos Bakhtin e Volóchinov com o intuito sustentar teoricamente o campo da dialogia.

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Biografia do Autor

  • Letícia KONDO, Unesp

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC (2022). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCL (2014). Trabalha como professora de língua Inglesa na rede municipal de Marília. 

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO

    Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

KONDO, L., & GIROTTO, C. G. G. S. (2023). Princesa Kevin: uma leitura literária em diálogo com as questões de gênero. Educação Em Revista, 24, e023013. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023013

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