A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS

Autores/as

  • Karoline Gonçalves Nazário INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
  • Douglas Palesky Juliani INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024006

Palabras clave:

Recursos Educacionais Abertos, Podcast, Educação Inclusiva

Resumen

O professor na perspectiva da educação inclusiva ao apresentar sua didática, considerando a diversidade e pluralidade de cada estudante, unindo aos Recursos Educacionais Abertos (REA), tem a possibilidade de um fazer pedagógico mais inclusivo. Os Recursos Educacionais Abertos permitem a adequação do conteúdo para diferentes contextos, os quais atuam como importante ferramenta tecnológica nas práticas pedagógicas e estimulam a participação ativa dos alunos. Assim, coloca-se em evidência os resultados de uma pesquisa empírica que buscou contribuir para o fomento de práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como base, os conteúdos produzidos em uma série de podcasts sobre inclusão com foco nos educadores e suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a qual contemplou o relato de práticas desenvolvidas em três câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Realizaram-se entrevistas com os servidores, alunos e a comunidade externa que participaram das ações inclusivas. A série de podcasts, denominada, Caçadores de Inclusão, pode ser acessada gratuitamente no Spotify. Os resultados demonstraram que as abordagens pedagógicas inclusivas, além de valorizar as diferenças e a produção colaborativa, tornam os processos de aprendizagem mais flexíveis, criativos e desafiadores.

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Biografía del autor/a

Karoline Gonçalves Nazário, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Possui Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, finalizado em 2022. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Campus Universitário de Tubarão, finalizada em 2010.2. Especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Santa Catarina, concluída em 2018.2. Atua como servidora do Instituto Federal de Santa Catarina, exercendo suas funções no Câmpus Araranguá do IFSC.

Douglas Palesky Juliani, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Pós-doutor, doutor e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Ciências da Computação. Atuou por 8 anos como gestor da empresa, WebPack Assessoria e desenvolvimento de software. Foi também professor nas universidades ESAG - UDESC e Estácio de Sá. Atualmente é professor efetivo do IFSC - Instituto Federal de Educação. Vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional. No IFSC, atuou, dentre outras frentes, durante 8 anos junto a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas e como Editor Geral da Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Foco de trabalho e estudo nas seguintes temáticas: inovação, tecnologias educacionais, práticas educativas inovadoras, extensão universitária, gestão do conhecimento, comportamento humano e organizacional.

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Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Gonçalves Nazário, K., & Palesky Juliani, D. (2024). A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS. Educação Em Revista, 25, e024006. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024006

Número

Sección

Artigos