A importância do patrimônio cultural imaterial (narrativas orais) no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ele)

reflexões sobre o mito curupira no contexto educativo de Curuçá – Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023009

Palavras-chave:

Lendas orais. Curupira. Ensino e aprendizagem de ELE. Fortalecimento da cultura popular.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve reflexão sobre a importância de trabalhar as lendas orais no contexto educativo do nordeste paraense. De modo especial, o mito Curupira no ensino e aprendizagem de Espanhol, como Língua estrangeira (ELE), no município de Curuçá-PA. Temos em conta que este ser sobrenatural, protetor das florestas (MAGALHÃES, 1975), assume um papel sumamente relevante no cotidiano dos povos que habitam o interior rural, sendo objeto de admiração e interesse de crianças, jovens e adultos. O trabalho está norteado por autores como Cascudo (2008), Magán (2010), Cosson (2021; 2014), Colombres (2010; 2016; 2017), Fernández (2005), entre outros, com os quais nos embrenharemos pelo coração da enigmática e fascinante Amazônia, remando pelas caudalosas águas da tradição popular da região. Assim, apresentaremos algumas pautas para trabalhar essa literatura na sala de aula, a partir das narrativas orais sobre Curupira. Tudo isso como uma forma de proporcionar ao alunado aprendiz de ELE a possibilidade de ampliar e aprofundar os conhecimentos da referida língua estrangeira, a partir da sua realidade cultural, além de fortalece-la, para que os nossos mitos e lendas não desapareçam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracineia dos Santos ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Espanhol: Linguística, Literatura e Comunicação pela Universidade de Valladolid (2015), com título reconhecido na área de Letras - Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Possui Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de Salamanca. Atualmente é Professora Efetiva de espanhol da Universidade Federal do Pará/Castanhal.

Helen Laise Pinheiro ALVES, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Letras/Espanhol, colaboradora voluntária de Iniciação Científica do projeto "O lugar da literatura de tradição oral latino-americana: (re)leitura das lendas que florescem no interior da floresta amazônica", coordenado pela professora Dra. Gracineia dos Santos Araújo.

Referências

ANCHIETA, José. Carta de São Vicente, 1560. Conselho Nacional de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Série 06. Documentos Históricos. Caderno 07. São Paulo, 1997.

BARBOSA RODRIGUES, J. Lendas, crenças e superstições. Revista Brazileira, tom X, pp. 24-47, 1881.

BARBOSA RODRIGUES, J. Poranduba amazonense, ou kochiyma-uara porandub, 1872-1887. Anais biblioteca Nacional. Volume XV. fasc. 2 pgs. 1-334. Disponible en: <http://biblio.etnolinguistica.org/rodrigues_1890_poranduba> Consultado el: 10 de nov. de 2022.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Global, 2008.

CASCUDO, Luís da Câmara. Geografia dos Mitos Brasileiros. São Paulo: Global, 2010.

COLOMBRES, Adolfo. Seres mitológicos Argentinos- 1º ed. 2º reimp. -Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Colihue, 2016.

COSSON, Rildo. Letramento literário. Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

FERNÁNDEZ, F. Moreno. ¿Qué español enseñar? Madrid: Arco Libros. 2007.

LAPESA, Rafael. Introducción a los estudios literarios. Madrid: Cátedra, 1974.

MAGALHÃES, Couto. O Selvagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1975.

MAGÁN, Pascuala Morote. Aproximación a la literatura oral. La leyenda entre el mito, el cuento, la fantasía y las creencias. Valencia: Perifèric edicions, 2010.

MAGÁN, Pascuala Morote. La importancia de la literatura de tradición oral. Revista Educación y Pedagogía, vol. XX, núm. 50, Enero - Abril de 2008.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

ARAUJO, G. dos S., & ALVES, H. L. P. (2023). A importância do patrimônio cultural imaterial (narrativas orais) no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ele): reflexões sobre o mito curupira no contexto educativo de Curuçá – Pará. Educação Em Revista, 24, e023009. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023009