O cartão-postal como recurso didático na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023010Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Cartão-postal, Letramento imagéticoResumo
O presente trabalho teve como objetivo apresentar e discutir uma sequência didática envolvendo o uso do cartão-postal como recurso didático, realizada com uma turma de anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre-RS. Especificamente, o objetivo das atividades propostas foi desenvolver o letramento digital e imagético dos discentes. O percurso examinado organizou-se em duas etapas: a primeira ocorreu durante o período do ensino remoto e a segunda, já no retorno ao contexto presencial. A turma que fez parte deste processo era composta por oito estudantes, com idades entre 25 e 72 anos. O referencial teórico utilizado na investigação foram formulações acerca do conceito de letramento, tais como as de Magda Soares (2002; 2014). A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, inspirada na pesquisa-ação. O material de pesquisa foi composto por práticas pedagógicas, observações de aulas, registros em diário de campo e fotografias produzidas pelos alunos. Dentre os resultados da pesquisa, foi possível identificar maior domínio de habilidades relativas ao letramento digital e imagético por parte do grupo de estudantes, bem como, conjecturar que o cartão-postal pode ser compreendido como um recurso didático potente para desenvolver diferentes conhecimentos em sala de aula.
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