Um olhar do zelador
a subjetivação, a normatização e a situação de fracasso escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p151Palavras-chave:
Zelador Escolar, Normatização, SubjetivaçãoResumo
Nos últimos anos intensificaram-se as pesquisas no campo da educação, em especial no que diz respeito a situação de fracasso escolar. Partindo deste cenário a pesquisa buscou compreender e estabelecer relações dentro da perspectiva do zelador, entre instituição escolar, a situação de fracasso, os micropoderes e a relação com o saber; procurando apontar quais ações do zelador podem contribuir para a formação da subjetividade. O estudo pautará as hipóteses em dois autores base: Michel Foucault (1999) e Bernard Charlot (2000). Os resultados apontam para a figura do zelador e para o fenômeno da normalização na constituição das subjetividades dos sujeitos que frequentam a escola, além de evidenciar também algumas práticas deste profissional que podem auxiliar na superação das situações de fracasso.
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