O uso de jogos didáticos para a prevenção de ISTs na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p121Palavras-chave:
Doenças sexualmente transmissíveis, Saúde Pública, Jogos DidáticosResumo
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) se constituem um sério problema de Saúde Pública no país e os jovens estão mais vulneráveis a essas infecções, fazendo-se necessária uma maior sensibilização desse público. Pesquisadores da área de ensino afirmam que o uso de jogos didáticos têm sido uma das estratégias mais utilizadas para que os alunos compreendam o conteúdo escolar de forma significativa. O presente trabalho abordou a prevenção de ISTs por meio de jogos didáticos, em adolescentes em idade escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da Capes e no Google para a busca de artigos e sites educativos que abordavam o tema da pesquisa. Realizou-se também um levantamento de jogos didáticos utilizados como atividades práticas em sala de aula, confeccionados com materiais de fácil acesso e baixo custo e que têm por objetivo trabalhar o conteúdo de ISTs. Os autores pesquisados descrevem que as atividades práticas com materiais de baixo custo despertam nos alunos grande interesse e permitem maior assimilação do conteúdo, se constituindo uma ferramenta didática facilitadora a ser utilizada pelas escolas para a prevenção de ISTs na adolescência, uma vez que a informação garante o maior uso de medidas sexuais protetivas.
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