O uso de jogos didáticos para a prevenção de ISTs na adolescência

Autores

  • Mayara dos Santos Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Camila Campelo de Sousa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p121

Palavras-chave:

Doenças sexualmente transmissíveis, Saúde Pública, Jogos Didáticos

Resumo

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) se constituem um sério problema de Saúde Pública no país e os jovens estão mais vulneráveis a essas infecções, fazendo-se necessária uma maior sensibilização desse público. Pesquisadores da área de ensino afirmam que o uso de jogos didáticos têm sido uma das estratégias mais utilizadas para que os alunos compreendam o conteúdo escolar de forma significativa. O presente trabalho abordou a prevenção de ISTs por meio de jogos didáticos, em adolescentes em idade escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da Capes e no Google para a busca de artigos e sites educativos que abordavam o tema da pesquisa. Realizou-se também um levantamento de jogos didáticos utilizados como atividades práticas em sala de aula, confeccionados com materiais de fácil acesso e baixo custo e que têm por objetivo trabalhar o conteúdo de ISTs. Os autores pesquisados descrevem que as atividades práticas com materiais de baixo custo despertam nos alunos grande interesse e permitem maior assimilação do conteúdo, se constituindo uma ferramenta didática facilitadora a ser utilizada pelas escolas para a prevenção de ISTs na adolescência, uma vez que a informação garante o maior uso de medidas sexuais protetivas.

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Biografia do Autor

  • Mayara dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão

    Estudante do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/ Biologia da Universidade Federal do Maranhão.

  • Camila Campelo de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

    Docente Adjunto 3 do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/ Biologia da Universidade Federal do Maranhão. 

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Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, M. dos S., & Sousa, C. C. de. (2021). O uso de jogos didáticos para a prevenção de ISTs na adolescência. Educação Em Revista, 22(2), 121-132. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p121

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