A construção do currículo de Língua Portuguesa no cotidiano
um estudo sobre o trabalho com gêneros textuais no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p27Palavras-chave:
Currículo, Língua portuguesa, Gêneros textuaisResumo
Este estudo teve como objetivo analisar como se constrói o currículo de português no cotidiano do ensino médio quanto ao trabalho com gêneros textuais. Para atingi-lo, fizemos um percurso em que procuramos perscrutar, por meio da observação de aulas: como a docente investigada seleciona os gêneros textuais abordados em sala de aula; que metas de aprendizagem traça ao trabalhar com esses objetos de saber; que procedimentos e estratégias didáticas adota para ensiná-los. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho indiciário, com uma professora de uma turma de 2º ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Os resultados nos deram indícios de que a política de incentivo à pesquisa parece influenciar a prática de ensino da professora, de modo que sua formação acadêmica, confluente com uma perspectiva sociointeracionista da língua, tende a levá-la a uma abordagem dos gêneros como prática social, mais do que como conteúdos em si mesmos. Concluímos também que a docente hibridiza elementos diversos, como sua história de vida, seu percurso acadêmico, o currículo prescrito/oficial, o perfil e a demanda dos alunos, no intuito de alcançar os objetivos que lhe parecem pertinentes no trabalho com os gêneros textuais.
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