Contribuição das práticas educacionais na educação profissional para a empregabilidade
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p9Palavras-chave:
Competência, Egresso de curso técnico, HabilidadeResumo
A necessidade de promover a empregabilidade do indivíduo é uma das premissas da educação profissional. Em vista disso, o artigo objetiva verificar se as práticas educativas perpetradas em uma instituição de nível técnico selecionada, aplicadas no desenvolvimento das habilidades e competências dos discentes, efetivamente se ajustam às necessidades profissionais requeridas pelo contexto socioeconômico regional. A investigação apresenta caráter descritivo exploratório, com abordagens qualitativa e quantitativa, elaborada em duas fases sequenciais: a primeira explora qualitativamente as competências profissionais requeridas do egresso, coletando dados, por meio de entrevista semiestruturada, junto aos gestores de recursos humanos das empresas da região; esses dados tabulados nortearam a segunda fase, que descreve o processo da prática educacional, no que tange ao planejamento docente do curso alvo da instituição, isso por meio de questionários e análises documentais. Os resultados alcançados demonstram que não há significativos indícios de relações entre a empregabilidade, diretrizes e as práticas adotadas
Recebido em: 17/09/2020.
Aprovado em: 03/12/2020.
Downloads
Referências
DAMIS, O. T. Didática e ensino: relações e pressupostos. In: VEIGA, I. P. A. (Coord). Repensando a didática. 29ª ed. Campinas: Papirus, 2012, p.13-32.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, J. C.; SANTOS. A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 2. ed. Campinas: Alinea, 2009.
LOPES, A. O. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, I. P. A. (Coord.) Repensando a didática. 29. ed. Campinas: Papirus, 2012, p.55-64.
MACEDO, L. Situação-problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. In: PERRENOUD, P. et. al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.113-136.
MACHADO, L. A. Educação básica, empregabilidade e competência. Trabalho & Educação – Revista do Nete/UFMG, Belo Horizonte, n.3, p.15-31, jan./jul. 1998. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/issue/view/464> Acesso em: 03 jun. 2018.
MACHADO, N. J. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, P. et. al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.137-156.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 4.ed. São Paulo: Sammus, 2015.
MASETTO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1994.
McCLAVE, J. T.; BENSON, P. G.; SINCICH, T. Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson, 2009.
MENINO, S. E. Educação Profissional e Tecnológica na Sociedade do conhecimento. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
PETEROSSI, H. G. Subsídios ao estudo da educação profissional e tecnológica. São Paulo: Ceeteps, 2014.
PIMENTA, S. G. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, M. A. S. PIMENTA, S. G. (Org.) Didática: embates contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2014, p.15-42.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ________. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PONTES, B. R. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 8. ed. São Paulo: Ltr, 2015.
RAYS, O. A. Metodologia do ensino: cultura do caminho contextualizado. In: VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. 29. ed. Campinas: Papirus, 2012, p.93-108.
RIOS, T. A. Ampliar o diálogo de saberes para a docência. FRANCO, M. A. S. PIMENTA, S. G. (Org.) Didática: embates contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2014, p.101-132.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M.P B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol.12 n..34 jan./abr.2007 Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012> Acesso em: 05 mar. 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação professional. Petrópolis: Vozes, 2014.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: Veiga. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas: Papirus, 2013, p.11-36.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ZARIFIAN, P. O modelo de competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Senac, 2003, p. 9-32.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.