Contribuição das práticas educacionais na educação profissional para a empregabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p9

Palavras-chave:

Competência, Egresso de curso técnico, Habilidade

Resumo

A necessidade de promover a empregabilidade do indivíduo é uma das premissas da educação profissional. Em vista disso, o artigo objetiva verificar se as práticas educativas perpetradas em uma instituição de nível técnico selecionada, aplicadas no desenvolvimento das habilidades e competências dos discentes, efetivamente se ajustam às necessidades profissionais requeridas pelo contexto socioeconômico regional. A investigação apresenta caráter descritivo exploratório, com abordagens qualitativa e quantitativa, elaborada em duas fases sequenciais: a primeira explora qualitativamente as competências profissionais requeridas do egresso, coletando dados, por meio de entrevista semiestruturada, junto aos gestores de recursos humanos das empresas da região; esses dados tabulados nortearam a segunda fase, que descreve o processo da prática educacional, no que tange ao planejamento docente do curso alvo da instituição, isso por meio de questionários e análises documentais. Os resultados alcançados demonstram que não há significativos indícios de relações entre a empregabilidade, diretrizes e as práticas adotadas

Recebido em: 17/09/2020.
Aprovado em: 03/12/2020.

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Biografia do Autor

Carlos Vital Giordano, Centro Paula Souza

Doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Professor do mestrado em Educação Profissional do Centro Paula Souza. 

Flávio Lourenço de Carvalho, Centro Paula Souza

Mestre em Educação Profissional e professor de Etec.

Luiz Cláudio Gonçalves, Centro Paula Souza

Doutor em Engenharia Industrial e professor de Fatec.

Francis Akemi Simões, Centro Paula Souza

Mestra em Educação Profissional e professora de Etec.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Giordano, C. V., Carvalho, F. L. de, Gonçalves, L. C., & Simões, F. A. (2021). Contribuição das práticas educacionais na educação profissional para a empregabilidade. Educação Em Revista, 22(1), 9–30. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p9

Edição

Seção

Artigos