Processos Contemporâneos de Escolarização e seus Efeitos na Fabricação de Identidades Juvenis
um Ensaio de Sociologia da Educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p41-58Palavras-chave:
Escolarização e alunos, Fabricação de identidades juvenis, Planificação socialResumo
Ao adotar uma matriz baseada no método hermenêutico, este ensaio configura um subsídio para a compreensão da relação historicamente estabelecida entre o sistema escolar e as juventudes que acolhe, educa, socializa, institucionaliza, “domestica” e/ou emancipa. Operamos com as questões metodológicas: i) que análise podemos fazer dos sistemas de ressignificação das juventudes decorrentes da escolarização? ii) qual a interpretação que sobressai do propósito da tutela em operar com os processos de escolarização como mecanismos de fabricação das juventudes? iii) que possibilidades nos são oferecidas sobre a compreensão da(s) identidade(s) de aluno oficialmente prescrita(s)? Os fenómenos associados à alunização dos jovens convocam-nos para uma conceção de escola, de sistema educativo e de políticas educativas que delineiam uma ressignificação da juventude como grupo social de atores subordinados a determinadas condições sociais de que nem sempre são coautores. Antes, porém, são um “produto” dessas condições, isentados de qualquer ethos de emancipação pessoal e social.
Recebido em: 27/04/2020.
Aprovado em: 12/11/2020.
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