O desenvolvimento do domínio da "Organização do Conhecimento" no contexto da Ciência da Informação a partir da ISKO-Brasil

Autores

  • Bruno Henrique Alves Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Câmpus de Marília, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4299-1071
  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Livre docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Câmpus de Marília, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3365-3000

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.12.p103

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Organização do Conhecimento, ISKO-Brasil, Sistema de Classificação de Dahlberg.

Resumo

Objetivou-se identificar os referentes teóricos hegemônicos, a partir do “Sistema de Classificação da Literatura em Organização do Conhecimento”-CSKOL- de Dahlberg (1993). De forma mais específica, esta pesquisa se propõe a agrupar as diferentes pesquisas apresentadas na ISKO-Brasil, segundo os grupos do sistema de classificação de Dahlberg; ainda, identificar os principais pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da OC, segundo os grupos da literatura em estudo e, finalmente, apresentar os principais referentes teóricos utilizados segundo o CSKOL de Dahlberg. Como procedimento, levantaram-se 156 trabalhos completos dos anais das edições da ISKO-Brasil, sendo: 38 trabalhos de Brasília-DF, em 2011; 45 do Rio de Janeiro-RJ, em 2013; 73 de Marília-SP, em 2015. Esses trabalhos foram agrupados com base no CSKOL, distribuídos em nove grupos. Procedeu-se a análise, destacando-se os nove grupos do CSKOL, aos quais pertenciam os 47 autores mais produtivos. A partir dessas associações, gerou-se a rede de relações entre as duas variáveis, construindo-se a matriz 47x9 (autores e grupos de Dahlberg) por meio do software Ucinet. Como considerações finais, destaca-se que G1 é o core do domínio da OC, pois discute os principais fundamentos teóricos do domínio em estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Henrique Alves, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Câmpus de Marília, Brasil.

    Doutorando em Ciência da Informação e bolsista CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e formado no âmbito da graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (UNESP/Marília). Foi bolsista FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - na Iniciação Científica e no Mestrado. Atualmente também é professor bolsista (Bolsa Didática) pelo Departamento de Ciência da Informação da UNESP-FFC-Marília (2014-2016) nos cursos: Biblioteconomia e Arquivologia. Desenvolve pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Bibliometria, Colaboração Científica, Coautoria, Indicadores Científicos, Sociologia da Ciência e Sociologia de Pierre Bourdieu, desde 2008 participa do Grupo de pesquisa "Estudos Métricos em Informação" da UNESP/Marília.

  • Ely Francina Tannuri de Oliveira, Livre docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Câmpus de Marília, Brasil.
    Livre-Docente na área de "Estudos Bibliométricos" a partir de setembro de 2013, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001 e 1995). Possui graduação em Pedagogia e Matemática. Atua no quadro permanente dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É coordenadora do grupo de pesquisa "Estudos métricos da Informação". Tem experiência em Metodologias Quantitativas para a Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias estatísticas, estudos métricos, indicadores bibliométricos, avaliação da produção científica e redes de colaboração científica, especialmente em Estudos Bibliométricos e Cientométricos. É pesquisadora bolsista de produtividade do CNPq-nível 2.

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Edição

Seção

Trabalhos Selecionados EIICA 2015

Como Citar

Alves, Bruno Henrique, e Ely Francina Tannuri de Oliveira. “O Desenvolvimento Do domínio Da ‘Organização Do Conhecimento’ No Contexto Da Ciência Da Informação a Partir Da ISKO-Brasil”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, nº 2, novembro de 2016, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.12.p103.