Desenvolvimento de acervo na Biblioteca Maulana Azad (AMU) e na Biblioteca Central da Universidade de Delhi

um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2010.v4n2.01.p3

Palavras-chave:

Formação e Desenvolvimento de Coleções, Acervos Bibliográficos, Política de Desenvolvimento de Coleções, Bibliotecas Universitárias.

Resumo

O desenvolvimento de coleções inclui o planejamento de uma construção sistemática e racional da coleção geral. O processo inclui diversas atividades, tais como as necessidades dos usuários, a avaliação das coleções atuais, a determinação de uma política de seleção, gestão de itens selecionados, a análise e o armazenamento de itens de coleção incorporada ao planejamento e compartilhamento de recursos. Assim, o desenvolvimento de coleções não é uma atividade singular, mas um grupo de atividades. Organizacionalmente, bibliotecas universitárias têm pelo menos dois padrões estruturados para o desenvolvimento de coleções: sistemas centralizados e descentralizados. No desenvolvimento de coleções centralizadas toda a responsabilidade é da biblioteca central, por outro lado, o desenvolvimento de coleções descentralizadas é de responsabilidade do setor ou departamento acadêmico. Esta pesquisa foi realizada para obter uma visão geral do desenvolvimento de coleções na Biblioteca Maulana Azad da Aligarh Muslim University (AMU) e na Biblioteca Central da Universidade de Delhi (DU).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Shajarul Islam Khan, Aligarh Muslim University
    Research Scholar Department of Library and Information Science Aligarh Muslim University Aligarh (State of Uttar Pradesh)
  • Musheer Ahmad Khan, Aligarh Muslim University

    Department of Library and Information Science Aligarh Muslim University (AMU)

Referências

.

Publicado

2011-07-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Desenvolvimento De Acervo Na Biblioteca Maulana Azad (AMU) E Na Biblioteca Central Da Universidade De Delhi: Um Estudo Comparativo”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 4, nº 2, julho de 2011, p. 3-21, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2010.v4n2.01.p3.