Gestão da informação, da tecnologia da informação e comportamentos e valores relativos à informação em instituições de ensino superior (IES) de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.09.p129

Palavras-chave:

Orientação Informacional, Gestão da Informação, Tecnologias da Informação, Educação, Cultura informacional, Comportamento Informacional.

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre gerenciamento da informação, da tecnologia da informação e dos comportamentos e valores referentes à informação em instituições de ensino superior (IES) privadas. Utilizou-se como base teórica para este estudo o modelo de ‘orientação informacional’ (OI) desenvolvido por Donald A. Marchand, William J. Kettinger e John D. Rollins (2000). Os dados foram coletados por meio de questionários preenchidos por 83 (oitenta e três) gestores de IES localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados demonstram que, conforme as percepções de seus gestores, as IES são orientadas à informação, embora essa orientação seja diferenciada conforme as dimensões do construto do Modelo OI, o qual tem como elementos centrais o gerenciamento da informação, a tecnologia da informação e os valores e comportamentos informacionais. Notou-se que os gestores das IES percebem cada um desses elementos, existindo predominância nas IES de tecnologias da informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Solange Madalena Souza Macedo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil

  • Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

“Gestão Da informação, Da Tecnologia Da informação E Comportamentos E Valores Relativos à informação Em instituições De Ensino Superior (IES) De Belo Horizonte”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.09.p129.