Obstáculos à produtividade científica de professoras universitárias da área de Ciências da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7n1.02.p4

Palavras-chave:

Produtividade Científica, Artigos Científicos, Professoras Universitárias, Ciências da Saúde, Dificuldades e Obstáculos, Estudos de Gênero.

Resumo

Descobrir as características associadas à vida pessoal e profissional de professoras universitárias, da área de Ciências da Saúde na Comunidade Valenciana, durante o quinquênio 2003-2007, que contribuem para uma maior ou menor produtividade científica foi o objetivo deste trabalho. Foram entrevistadas em profundidade 30 (trinta) professoras de idades compreendidas entre os 30 e 60 anos, com o propósito de determinar os fatores que dificultam a produtividade. As professoras menos produtivas encontram maiores dificuldades para publicar artigos científicos. Representam obstáculos: os problemas de trabalho, a dificuldade para obter projetos científicos e publicar em certas revistas, para conciliar docência e pesquisa, o trabalho assistencial em um hospital, a maternidade e os filhos. Embora os dois grupos de grandes e pequenas produtoras apontem os mesmos problemas em sua vida laboral e pessoal, são percebidas maiores dificuldades no grupo das menos produtivas. A maioria propõe o mesmo tipo de solução para diminuir a distância de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adolfo Alonso-Arroyo, Universitat de València

Universitat de València Facultat de Medicina i Odontología Departament d'Història de la Ciència i Documentació Spain

Esperanza Gómez-Guardeño, Universitat de València

Universitat de València Facultat de Ciències Socials Departament de Sociologia i Antropologia Social Spain

María Eugenia González-Sanjuán, Universitat de València

Universitat de València Facultat de Ciències Socials Departament de Sociologia i Antropologia Social Spain

Rafaél Aleixandre-Benavent, Universitat de València

Unidad de Información e Investigación Social y Sanitaria (UISYS) Universitat de València Spain

Referências

.

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Alonso-Arroyo, A., E. Gómez-Guardeño, M. E. González-Sanjuán, e R. Aleixandre-Benavent. “Obstáculos à Produtividade científica De Professoras universitárias Da área De Ciências Da Saúde”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, nº 1, julho de 2013, p. 4-25, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7n1.02.p4.

Edição

Seção

Artigos