Análise do desempenho altmétrico da Revista Movimento nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram

Autores

  • Janaina Lais Pacheco Lara Morandin Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-7172-3087
  • Samile Andrea de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02119

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Altmetria, Redes sociais, Revista Movimento

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa documental qualiquantitativa, descritiva e de natureza básica que consiste em um estudo altmétrico da revista Movimento, publicada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Analisa todas as postagens dos perfis da revista nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, desde sua criação, com os objetivos de descrever as postagens realizadas, analisar as métricas em relação à periodicidade e visibilidade, e apontar quais delas geram maior engajamento, além de descrever o perfil dos seguidores do Facebook e do Twitter quanto aos interesses e local de residência. Apresenta uma análise dos comentários no Instagram. Foram coletadas manualmente nas três redes, data, tipologia, quantidade e periodicidade das postagens e quantidade de menções. No Facebook e no Twitter foram coletados nome, cidade ou país de domicílio ou procedência, profissão ou formação acadêmica dos seguidores que interagiram com as postagens. No Instagram foram coletados o teor dos comentários. Os resultados mostram que o engajamento aumentou nas três redes ao longo do tempo, apesar da periodicidade das postagens ser irregular. As postagens mais recorrentes são sobre os artigos e ensaios publicados pela revista.A Movimento possui amplo alcance nacional e moderado alcance internacional, contando com a interação de perfis acadêmico, social e institucional. Conclui que as postagens com maior engajamento são as que veiculam temas atuais. O Twitter é a rede que apresenta maior engajamento com um grupo formado por perfil social, apesar de manifestar menor interatividade. O Facebook é a rede que apresenta maior engajamento de perfil acadêmico. O Instagram é a rede que suscita maior interação e engajamento no geral.

 

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Biografia do Autor

Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada do Departamento de Ciências da Informação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM UFRGS) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN UFRGS). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre e doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM UFRGS (2004 e 2009), com estágio sanduíche na Dalian University of Technology (China, 2007-2008). Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (Espanha, 2016). Editora da revista Em Questão (2014 - ). Desenvolve pesquisas na área de Comunicação Científica, com ênfase na produção de indicadores científicos, bibliometria, colaboração científica, análise de citação, análise de co-citação e rankings universitários.Tem experiência acadêmica e profissional na área de Planejamento, gestão e arquitetura de bibliotecas.

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

Morandin, J. L. P. L., e S. A. de S. Vanz. “Análise Do Desempenho altmétrico Da Revista Movimento Nas Redes Sociais Facebook, Twitter E Instagram”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, outubro de 2021, p. e02119, doi:10.36311/1981-1640.2021.v15.e02119.