Culturas indígenas bajo la perspectiva de la Ciencia de la Información

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n3.05.p46

Palabras clave:

Ciência da Informação, culturas indígenas, memória e patrimônio, tratamento da informação

Resumen

Este artículo tiene como objetivo plantear reflexiones preliminares sobre la cultura indígena bajo los auspicios de la ciencia de la información, a fin de cuestionar las causas y consecuencias de la escasa presencia del tema en la literatura de la zona. Debido a la naturaleza esencialmente teórica y casi ensayística del artículo, la metodología aplicada consistió en encuestas bibliográficas (principalmente en bases de datos dedicadas a las Ciencias de la Información, como BRAPCI), lectura y articulación de conceptos. Los resultados contemplan así hipótesis que explican la ausencia de cultura indígena antes mencionada dentro del alcance de la Ciencia de la Información. Además, buscamos ofrecer perspectivas iniciales para que el tratamiento de la información indígena sea eficiente e históricamente reverente.  

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo

    Professora da Universidade de São Paulo (USP) no curso de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), desde março de 2014. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Estuda Ciência da Informação, com ênfase na área de Organização do Conhecimento e Representação da Informação, atuando principalmente em Análise Documentária, Linguística, Terminologia e Representação de Documentos visuais, Sonoros e Cinematográficos.

  • Amanda Pedrosa de Matos, Universidade de São Paulo

    Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2018). Foi estagiária da Universidade de São Paulo (Rádio USP fm) por dois anos. Tem experiência na área de Produção, com ênfase em Rádio. Trabalhou nos programas "Por Dentro da Música" e "Via Sampa" (vencedor do APCA 2017 na categoria melhor produção jornalística). A produção envolveu pesquisa de pauta, levantamento bibliográfico e audiovisual sobre Música Popular Brasileira. Também participou da organização dos acervos de CDs da Rádio USP e o de fitas cassetes de Marlui Miranda.

Referencias

Aguilar, A. (2009). O indigenismo na era da informação. // Ponto de Acesso, 3:2, 158-191. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3350/2616> (2018-08-08).

Bosi, E. (2012). Entrevista: Ecléa Bosi: Memória: enraizar-se é um direito fundamental do ser humano. Entrevistador: Mohazir Salomão Bruck. // Dispositiva: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Belo Horizonte, 2:1 (ago./dez.) 196-199. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/dispositiva/article/view/4301> (2018-13-09).

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Decreto nº 9.010, de março de 2017, que aprova o estatuto e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções de confiança da fundação nacional do índio - FUNAI, remaneja cargos em comissão, substitui cargos em comissão do grupo direção e assessora-mento superiores - das por funções comissionadas do poder executivo - FCPE e revoga o decreto nº 7.778, de 27 de julho de 2012. Brasília: Casa Civil, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9010.htm#art9 (2018-09-15).

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Artigo 216. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_216_.asp (2018-09-15).

Briet, S. (2016). O que é a documentação? Brasília: Briquet de Lemos, 2016.

Carmo, J. R.; Karpinski, C.; Bräscher, M. (2018). A relação entre a memória social e sociocognição: busca do contexto social na organização do conhecimento. // Em Questão, 24:1 (jan./abr.) 65-85. Disponível em: <https://www.brapci.inf.br/v/a/28214> (2018-09-15).

Civallero, E. (2008). Bibliotecas indígenas en América Latina: revisión bibliográfica y estado actual de la cuéstion. Córdoba: Wayrachaki, 2008. Disponível em: <https://issuu.com/edgardo-civalle-ro/docs/bibliotecas_ind__genas_en_am__rica__2d5219a0da7346> (2018-10-07).

Civallero, E. (2007). Tradición oral indígena en el sur de América Latina: los esfuerzos de la biblioteca por salvar sonidos e historias del silencio. // In: IFLA GENERAL CONFERENCE AND COUNCIL, 73, 2007. Anais.... Durban: Ifla, 2007. Disponível em: <https://archive.ifla.org/IV/ifla73/papers/108-1.Civallero-es.pdf> (2018-10-07).

Couto, I. H. (2012). A política institucional e o trabalho curatorial na montagem da exposição “Tempo e Espaço no Amazonas: os Wajãpi”. // Cury, M.; Vasconcellos, C.; Ortiz, J. (coord). Questões indígenas e museus: debates e possibilidades. São Paulo: MAE-USP, 2012. (Coleção Museu Aberto). Disponível em: <https://www.sisemsp.org.br/wp-con-tent/uploads/2013/12/Questoes_Indigenas%20_Museus_2012.pdf>. (2018-08-23).

Cunha, M.B; Cavalcanti, C.R. (2008). Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

Dantas, C. F. N.; Ferreira, R. da S. (2013). Os conhecimentos tradicionais dos(as) erveiros(as) da Feira Ver-o-Peso (Belém - Pará-Brasil): um olhar sob a ótica da Ciência da Informação. // Perspectivas em Ciência da Informação, 18:2 (abr./jun.) 105-125 . 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> (2018-08-08).

Freire, J. R. (2009). A descoberta do museu pelos índios. // Abreu, R; Chagas, M. (org). Memória e Patrimônio: Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. Disponível em: <http://www.reginaabreu.com/site/images/attachments/coletaneas/06-memoria-e-patrimonio_ensaios-contemporaneos.pdf> (2018-09-15).

Freitas, M. B. A. P; (1994). Mário de Andrade e Aloísio Magalhães: dois personagens e a questão do patrimônio cultural brasileiro. // Anais da 46º Reunião Anual da SBPC (julho). Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/posfau/article/download/137135/132928/> (2019-08-31).

FUNAI. (2018). Programa de documentação de línguas e culturas indígenas. Disponível em: <http://progdoc.museudoindio.gov.br/programa/> (2018-09-15).

Gonçalves, J. R. O patrimônio como categoria de pensamento. (2009). // Abreu, R.; Chagas, M. (org). Memória e Patrimônio: Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. Disponível em: <http://www.reginaabreu.com/site/images/attachments/coletaneas/06-memoria-e-patrimonio_ensaios-contemporaneos.pdf> (2018-09-15).

Halbwachs, M. (1990). A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

Le Coadic, Y-F. (1996). A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

Mello, R. P. S. (2014) A importância dos arquivos para a garantia dos direitos indígenas. // Arquivo & Administração, 13:1-2. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/50047> (2018-07-28).

Mello, R. P. S.; Couto, I. H. P. (2017) A metamorfose da memória indígena no âmbito dos projetos de documentação da UNESCO. // Ponto de Acesso 11:2. Disponível em: <https://www.brapci.inf.br/v/a/27795> (2018-08-10).

Mello, R. P. S.; Pimenta, R. M. (2018). Os repositórios públicos do Estado brasileiro e a construção da au-tonomia informacional dos povos indígenas. // Ciência da Informação, 47:2. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4067/3796> (2018-07-28).

Oliveira, H. P. C. de; Aquino, M. B. (2012). O conceito de informação etnicorracial na Ciência da Informação. // Liinc em Revista, 8:2, 466-492. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/article/viewFile/3336/2943> (2018-08-09).

Oliven, R. G. (2009). Patrimônio intangível: considerações iniciais. // Abreu, R; Chagas, M. (org). Memória e Patrimônio: Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. Disponível em: <http://www.reginaabreu.com/site/images/attachments/coletaneas/06-memoria-e-patrimonio_ensaios-contemporaneos.pdf> (2018-09-15).

Ortiz, R. (2006). A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2006.

Paiva, E. B. (2014). Conceituando fonte de informação indígena. // Inf. & Soc.:Est., 24:1 (jan./abr.) 61-70 . Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/download/16472/10876> (2018-08-08).

Roca, A. (2015). Acerca dos processos de indigeniza-ção dos museus: uma análise comparativa. // Mana, 21:1 (abril) 123-156. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132015000100123&lng=en&nrm=iso> (2019-03-09).

SIASI/SESAI. (2014). Quadro geral dos povos. 2014. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Quadro_Geral_dos_Povos> (2018-10-15).

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

“Culturas indígenas Bajo La Perspectiva De La Ciencia De La Información”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 13, no. 3, Sept. 2019, pp. 46-55, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n3.05.p46.