Colaboração científica

indicadores relacionais de coautoria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.04.p24

Palabras clave:

colaboração científica, coautoria, rede de coautoria, índice de colaboração científica

Resumen

A colaboração científica vem se configurando como uma resposta à profissionalização da ciência. Nesse cenário, a colaboração na ciência é uma estratégia adotada por pesquisadores, envolvendo uma atividade social que tem como meta viabilizar, facilitar e potencializar o desenvolvimento de pesquisas, principalmente aquelas de natureza empírica e/ou experimental. Acontece a partir do trabalho intelectual coletivo de pesquisadores, instituições ou países, formado por um sistema ou rede de colaboradores, que ao unir esforços tende a identificar semelhanças e traçar diferenças para produzir novas ideias. Nesse contexto, dada a importância da colaboração científica para a ciência contemporânea, este artigo tem por objetivo examinar aspectos teóricos e conceituais inerentes a esse método bibliométrico relacional, visando contribuir com os estudos brasileiros de discussão e aprofundamento da compreensão dessa temática. Apresentam-se o conceito de colaboração científica, os tipos de atividades colaborativas observados na atividade científica, suas motivações. Ainda, reflete-se sobre a relação entre o conceito de colaboração científica e de coautoria e os elementos teórico metodológicos envolvidos na construção das redes de coautoria na ciência.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Claudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Universidade Estadual Paulista (UNESP) Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Av. Hygino Muzzi Filho, 737 Caixa Postal 181 17.525-900 – Marília – SP – Brasil

Referencias

.

Publicado

2018-08-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

“Colaboração científica: Indicadores Relacionais De Coautoria”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, no. 2, Aug. 2018, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.04.p24.

Artículos más leídos del mismo autor/a