Habilidades de busca de pesquisadores brasileiros no domínio da educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.15.p126Palabras clave:
Comportamento de busca, Habilidades de busca, avaliação, Pesquisadores, Bolsistas de Produtividade do CNPqResumen
O presente trabalho investiga o comportamento de busca dos pesquisadores do domínio da Educação, com foco nas habilidades de busca. Tem como objetivos verificar como os pesquisadores brasileiros do domínio de Educação avaliam suas habilidades de busca em fontes de informação eletrônicas e verificar se os bolsistas de produtividade do CNPq possuem comportamento informacional diferente dos pesquisadores não bolsistas. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário na plataforma Survey Monkey, o qual foi distribuído por e-mail a todos os programas de pós-graduação em Educação stricto senso do país. Obteve-se retorno de 153 respostas válidas de 21 programas de pós-graduação (19,8%) distribuídos em todas as regiões do país. 110 (72%) são do gênero feminino e 43 (28%) do gênero masculino; a maioria dos participantes (67,3 %) tem idade entre 30 e 50 anos. Vinte e um participantes (13,7%) são bolsistas Pq. Os resultados foram analisados de forma quantitativa utilizando o teste de ?2. A análise dos resultados mostrou que os buscadores da internet são as fontes com as quais os participantes avaliam mais positivamente suas habilidades de busca, seguidas do Portal de Periódicos da Capes. As bases de dados internacionais receberam maior incidência de respostas de dificuldades ao realizar buscas. De forma geral, os bolsistas de Produtividade têm uma visão mais positiva acerca de suas habilidades de busca que os participantes não bolsistas, mas essa diferença não foi considerada estatisticamente significativa no teste ?2 em relação a nenhuma das fontes de informação abordadas na pesquisa.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License