Difusão dos Arquivos a Partir da Educação Patrimonial

uma proposta para o Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande (APHMRG)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024033

Palabras clave:

Difusão arquivística, Educação Patrimonial , Recursos didáticos-pedagógicos, Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande

Resumen

A difusão arquivística permite converter acervos em ferramentas valiosas para o ensino, que auxiliam no aprendizado, na cultura, na construção da memória, da identidade, entre outros aspectos. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso da educação patrimonial no contexto escolar como fonte de informação por meio dos documentos arquivísticos custodiados no Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande, em especial, os croquis de fachadas de estabelecimentos comerciais de 1929 até 1953. Este trabalho utilizou uma pesquisa básica, com abordagem qualitativa, não envolvendo métodos estatísticos, sendo o ambiente natural a principal fonte de dados. A pesquisa é de caráter descritivo, buscando uma análise indutiva dos dados, com ênfase no processo e significado. Também foi classificada como exploratória, por oferecer maior familiaridade com o problema e possibilitar o desenvolvimento de suposições. Do ponto de vista técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica, utilizando materiais publicados, como livros, artigos e fontes da internet. Para isso foram realizados estudos teóricos que permitiram estabelecer reflexões sobre como a difusão dos arquivos pode ser utilizada para aproximar os documentos custodiados nesses espaços, o público infantil escolar. A pesquisa traz o Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande como peça central da pesquisa, propondo a elaboração de um material que pudesse ser disponibilizado para o Arquivo, servindo como um recurso didático-pedagógico e sendo utilizado nas visitas escolares, auxiliando os responsáveis pela Instituição nas atividades de educação patrimonial e de difusão do acervo. A partir dos estudos e da participação direta dos pesquisadores, foi possível mapear, junto ao Arquivo e seus instrumentos de pesquisa, os acervos com potencial para o desenvolvimento de ações de difusão. Como resultado da pesquisa, foram elaborados, a partir do acervo de croquis, um folder e um quebra-cabeça. Esses produtos contribuirão nas ações de difusão e de educação patrimonial, considerando que o Arquivo poderá utilizá-los e disponibilizá-los ao público infantil quando da visitação em seu espaço. Compreendemos que a difusão, quando empregada pelos arquivos públicos, traz diversos benefícios, dentre eles, a possibilidade de apresentar, de forma dinâmica, o acervo e suas possibilidades educacionais na abordagem de conteúdos nos contextos do ensino formal e informal, valorizando seu potencial de pesquisa, além de sensibilizar a participação de diferentes públicos e usuários nos arquivos.

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Biografía del autor/a

  • Jhully das Neves Herrera, Universidade Federal do Rio Grande

    Bacharela em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2023). Membro do Grupo de Pesquisa - Arquivologia e Memória: documentos e identidade.

  • Roberta Pinto Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande

    Professora Adjunta do curso de Arquivologia no Instituto de Ciências Humanas e da Informação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2011 – atual). Possui graduação em Arquivologia pela UFRGS (2010). Especialização em Gestão em Arquivos pela UFSM (2012). Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel (2015). Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (2020). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória da Unirio. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq - Arquivologia e Memória: documentos e identidade. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, identidade, arquivos, movimentos sociais e fotografia.

  • Elisângela Gorete Fantinel, Universidade Federal do Rio Grande

    Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012 – atual). Possui graduação em Pedagogia - Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas do 2° Grau (1995) e Arquivologia (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em Gestão de Negócios (2010) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Porto Alegre. Mestra em Patrimônio Cultural (2017) - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa - Arquivologia e Memória: documentos e identidade.

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Publicado

2024-10-02

Cómo citar

das Neves Herrera, Jhully, et al. “Difusão Dos Arquivos a Partir Da Educação Patrimonial: Uma Proposta Para O Arquivo Público E Histórico Municipal Do Rio Grande (APHMRG)”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, Oct. 2024, p. e024033, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024033.